Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
24º
FIQUE SABENDO!

O que é WhatsApp Delta? Conheça os recursos e os riscos

06 agosto 2021 - 14h13Por Meio Norte

O WhatsApp Delta é uma versão modificada do WhatsApp. Esse APK não-oficial promete liberar recursos extras no mensageiro original, mas seu download é feito em lojas de terceiros ou em sites desconhecidos, o que é potencialmente perigoso.

Além disso, o uso de plataformas alternativas que copiam o código-fonte oficial do mensageiro vai contra os termos e condições de uso do app. Por essa razão, usuários dessas plataformas "clonadas" podem ter a conta do WhatsApp banida para sempre.

A seguir, você pode conferir o que é a modificação, como ela funciona, quais recursos oferece e por que ela é perigosa.

Vale lembrar que o mod de WhatsApp só pode ser baixado no Android, já que as diretrizes de segurança da Apple impedem downloads de aplicativos de fontes não-oficiais no iPhone (iOS).

1. O que é o WhatsApp Delta?

O WhatsApp Delta é uma modificação não-oficial do WhatsApp — ou seja, é uma espécie de "clone" do mensageiro original, que oferece uma série de recursos extras para chamar a atenção de usuários.

O APK foi inspirado em outra modificação não-oficial do mensageiro, o GB WhatsApp, que ficou conhecida também por disponibilizar novas funcionalidades no app de mensagens.

À primeira vista, o APK pode parecer interessante, já que ele desbloqueia diversas funções no mensageiro. Com a versão modificada, usuários podem customizar e personalizar o WhatsApp, modificando as cores e fontes do tema padrão do mensageiro.

A interface do aplicativo — que pode ficar similar ao Messenger do Facebook, por exemplo — também é modificável com o mod. O APK permite trocar até a cor do ícone do WhatsApp, e também aumenta os limites de tamanho para envios de fotos, áudios e vídeos pelo app.

No entanto, o download do WhatsApp Delta requer uma modificação de segurança no smartphone. Desse modo, usuários que optarem por baixar a versão não-oficial do mensageiro precisam permitir "instalar apps de fontes desconhecidas".

Essa ação pode implicar em potenciais riscos à segurança do smartphone, já que não é possível garantir que o mod esteja hospedado em um servidor seguro.

Na prática, ao habilitar downloads de fontes desconhecidas, usuários podem facilitar a infecção de malwares ou vírus no dispositivo, o que pode levar a problemas mais graves, como golpes potenciais.

2. Como funciona?

Como o WhatsApp Delta usa o mesmo código-fonte do mensageiro original, acaba funcionando de maneira muito similar ao WhatsApp oficial. É por esse motivo, por exemplo, que a troca de mensagens entre usuários do APK modificado é possível.

Ao baixar o mensageiro não-oficial, o APK acessa a lista de contatos do usuário e, assim, possibilita iniciar conversas mesmo com quem não tem a modificação instalada no celular.

A diferença entre os dois mensageiros se dá principalmente nos recursos extras que o APK oferece. Enquanto o mensageiro de propriedade do Facebook é conhecido por ser um app de fácil usabilidade, com design limpo e sem muitos recursos que possam confundir usuários, o WhatsApp Delta reúne uma série de funcionalidades adicionais.

A principal delas é a customização, que permite escolher entre temas claro, escuro e transparente. Também é possível adicionar diferentes temas e até mesmo modificar a cor padrão do mensageiro, substituindo o verde tradicional do ícone do WhatsApp.

O APK chama a atenção principalmente porque disponibiliza funções que muitas vezes são desejadas por usuários.

As promessas de permitir visualizar conteúdos apagados, enviar fotos sem renderização e até aumentar o limite de tempo para os vídeos do WhatsApp Status podem soar atraentes, mas o potencial risco de baixar o APK pode trazer dores de cabeça.

3. Quais os riscos?

Há uma série de riscos associados ao uso do WhatsApp Delta. Como o app não é oficial, a ferramenta pode fazer com que sua conta seja banida permanentemente do mensageiro, já que a modificação viola os termos de serviço do WhatsApp original.

Além disso, a aplicação "clonada" fica hospedada em servidores de fora da Play Store e, por isso, não é possível determinar se é segura, já que não passa pelos critérios adotados pela loja oficial do Android.

Nesse sentido, os potenciais riscos de baixar APKs de fontes não-oficiais implicam em facilitar a infecção por vírus, malwares, spywares e adwares no celular.

Isso porque, com a permissão cedida ao APK, brechas de segurança podem ser exploradas, e as aplicações podem vir acompanhadas dos softwares maliciosos. Também é possível que hajam permissões excessivas, o que pode comprometer a privacidade dos usuários.

Outro ponto importante a se destacar é que, por ser uma modificação do app original, é possível que as conversas trocadas pela plataforma não possuam a criptografia do aplicativo original, o que também compromete a segurança de quem usa o APK.

Embora o WhatsApp Delta afirme possuir uma função "anti-banimento", não é possível comprovar isso, já que o uso de qualquer modificação do WhatsApp viola os termos de uso do mensageiro e é o suficiente para provocar a expulsão definitiva da plataforma.

4. Qual é a diferença entre o WhatsApp Delta e o GB WhatsApp?

O GB WhatsApp e o WhatsApp Delta são mensageiros não-oficiais baseados no aplicativo de mensagens de propriedade do Facebook.

É importante frisar que utilizar qualquer um dos dois APKs é potencialmente perigoso, já que ambos violam os termos e condições de uso do mensageiro original.

A diferença entre eles é que o WhatsApp Delta é a modificação do GB WhatsApp — ou seja, o Delta oferece ainda mais recursos em relação ao GB, já que é baseado no "clone" do WhatsApp. Na prática, é como se o WhatsApp Delta fosse a modificação da modificação.

Devido aos potenciais riscos, o uso de qualquer uma das plataformas não é indicado. Por isso, o próprio WhatsApp desencoraja as modificações.

Desse modo, caso tenha o WhatsApp Delta ou GB WhatsApp instalado em seu celular, o ideal é migrar novamente para o aplicativo oficial.