Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
NOVA ETAPA

Demolição de mais 72 imóveis na Feirinha é discutda com comerciantes e moradores

08 novembro 2019 - 11h39

A Prefeitura de Araguaína realizou na última terça-feira (5) mais uma audiência pública para a revitalização da nova etapa da Feirinha. Participaram mais de 70 pessoas que ocupam estabelecimentos comerciais ou residências, localizados no segundo e terceiro quarteirões da região, entre as ruas Coronel Fleury, Tiradentes e Princesa Isabel.
 
A audiência teve como objetivo manter a transparência no processo de desocupação da área pública e contou com a participação do procurador geral do Município, Gustavo Fidalgo, e dos secretários municipais da Saúde, Jean Luís Coutinho, e de Planejamento e Tecnologia, Frederico Prado, e do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola.
 
Segundo o secretário de Planejamento e Tecnologia, Frederico Prado, assim que forem concluídas as negociações, será iniciada a demolição do segundo e terceiro quarteirões que serão destinados à construção de uma praça e do Complexo de Delegacias da Polícia Civil.
 
Segundo passo

Durante a audiência foi formada uma nova comissão com representantes dos moradores para acompanhar o andamento do processo, que também é acompanhado pela Defensoria Pública Estadual (DPE). O próximo passo será o encaminhamento dos processos para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que agendará as audiências de conciliação.
 
Negociações

De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola, o terceiro passo será a negociação de forma individual. “Os comerciantes que quiserem manter suas atividades terão a oportunidade de um espaço no galpão verde. Outra opção é a indenização, que também será avaliada de maneira particular com os interessados”, explicou o secretário.
 
Os 72 imóveis que compõem o segundo e terceiro quarteirões da Feirinha já foram avaliados pela Defesa Civil e contam com o Parecer Técnico de Vistoria e Avaliação das Benfeitorias.
 
Plínio Veras Gomes, que possui uma borracharia na região da Feirinha, pretende aceitar a proposta de indenização. “Estou ciente de que na área de borracharia e peças de bicicletas não terá espaço na Nova Feirinha, mas estou satisfeito com a opção de receber a indenização”, disse o comerciante.
 
Revitalização

O processo de revitalização da Feirinha foi iniciado em junho do ano passado. Após a conclusão dos acordos de desocupação dos 82 imóveis do primeiro quarteirão, foi executada a demolição da primeira etapa.
 
A primeira etapa está em fase de execução a obra do Mercado Municipal Nova Feirinha, previsto para ser entregue até maio de 2020.