Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
FISCALIZAÇÃO

Operação apreende cerca de 12 toneladas de queijos clandestinos no TO

24 junho 2021 - 17h49Por Secom

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira, 24, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio da Polícia Civil, apreendeu e destruiu cerca de 12 toneladas de queijos clandestinos impróprios para o consumo, em uma propriedade rural, no município de Colmeia. O proprietário foi autuado em três autos de infração, que culminou em multa no valor de R$ 20 mil, além disso, foi conduzido para a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, esta ação desencadeou após o recebimento de denúncia feita no sistema de ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que foi reencaminhada para a Adapec. Nela, o denunciante relatou que havia uma fábrica clandestina de queijos na propriedade rural.

Pela gravidade no teor da denúncia, a Agência acionou o apoio da Polícia Civil. “Quando chegamos ao local, constatamos a veracidade da denúncia. Na propriedade rural, foi encontrado um depósito desses produtos totalmente fora das normas higiênico-sanitárias, inclusive com presença de insetos. Em um outro compartimento (caminhão-baú), uma grande quantidade queijos e manteigas com rotulagem de uma empresa do município de Colmeia, todos com prazos de validade vencidos”, afirmou Antônio Caminha.

A finalidade dos produtos ainda está sendo investigada. Tudo o que foi apreendido foi destruído no aterro sanitário da cidade. A apuração do inquérito está sendo realizada pela Polícia Civil para, se for o caso, tomar outras medidas cabíveis.

A Adapec conta um canal para recebimento de denúncias e reclamações, sem que o usuário precise se identificar, é o Disque Defesa pelo contato 0 800 063 11 22, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. A ligação é gratuita.