Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
MP DE OLHO!

Órgão cobra controle rígido para evitar que servidores descumpram jornada em hospitais

28 julho 2021 - 16h31

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, que possui atuação na área de defesa da saúde, promoveu audiência administrativa com representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), na terça-feira, 27, para discutir a implementação de medidas voltadas a controlar o cumprimento da jornada de trabalho dos servidores lotados nos hospitais da rede estadual.

O membro do Ministério Público informou que tem recebido várias denúncias relativas ao não cumprimento de carga horária por parte de médicos e disse que constatou pessoalmente a ocorrência do problema. Em inspeção realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP) no último dia 13, ele analisou a escala do plantão e verificou que um médico não havia comparecido ao seu setor de trabalho.

Para solucionar esta irregularidade, o promotor de Justiça requisitou que o controle da frequência dos profissionais passe a ser automatizado nas unidades da rede estadual. Considerando a situação imediata, Thiago Ribeiro também solicitou informações sobre a manutenção das catracas de acesso às unidades hospitalares.

O subsecretário de Saúde, Quesede Ayres Henrique Campos, informou que está em fase de aquisição um sistema de controle de acesso por reconhecimento facial, que contemplará as 18 unidades hospitalares do Estado. Porém, ressaltou que falta a alocação de recursos para concluir a contratação do serviço. Em termos imediatos, o subsecretário disse que um novo sistema de acompanhamento de pessoas que está sendo testado.

Também participaram da reunião, por parte da Secretaria da Saúde, o superintendente de Gestão Administrativa, Carlos Felinto; a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Negres Sanches; e o superintendente de Assuntos jurídicos, Paulo Cesar Benfica Filho.