Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
TOCANTINS

Órgãos ambientais fiscalizam e combatem fogo na Serra de Lajeado

31 agosto 2020 - 10h42

Órgãos ambientais que atuam de forma integrada no Tocantins flagraram uma propriedade agrícola, na região de Palmas, na Serra de Lajeado, usando fogo para dar fim a uma grande quantidade de mato e árvores por meio de uma processo chamado leira. A ação foi na tarde de sexta-feira, 28, e reuniu Corpo de Bombeiros do Tocantins, guardas da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), além do helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As equipes identificaram a propriedade durante o sobrevoo e no local foi encontrada uma pessoa trabalhando, mas ela não possuía documentos e isso impossibilitou que as autoridades a qualificasse. O proprietário das terras não se encontrava no local. As coordenadas foram repassadas ao monitoramento dos órgãos ambientais para identificação do fazendeiro e verificação se há alguma licença para aquelas atividades. Casa não haja, poderá haver autuação.

O uso de fogo no Tocantins está proibido por decreto estadual.  As leiras são feitas com o uso de trator esteira, onde o produtor amontoa em linha tudo que está na roça, deixando os espaços limpos para o plantio. E em seguida colocam fogo para eliminar o que resta.

Mais combate

No sábado, outros focos foram combatidos. Próximo a Palmas, na altura do km 26, sentido de Aparecida do Rio Negro, o trabalho voltou a reunir as forças integradas, como bombeiros militares, Ibama e Naturatins.

O fogo ameaçava uma área de pasto e, além do combate por terra, o helicóptero fez lançamentos de água utilizado o helibalde. Viaturas do Naturatins e do Corpo de Bombeiros também estiveram no local.