Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
IMUNIZAÇÃO

Palmas anuncia vacinação contra Covid para crianças e adolescentes

27 agosto 2021 - 16h36Por G1 Tocantins

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) utilizou uma rede social, no fim da manhã desta sexta-feira (27), para anunciar que Palmas vai vacinar o público de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. O agendamento estará disponível a partir da próxima segunda-feira (30). As doses utilizadas serão da Pfizer.

Segundo as publicações feitas pela prefeita, primeiro serão vacinados os adolescentes com comorbidades. Para isso será preciso de autorização por escrito dos pais ou responsáveis, além de um laudo médico recomendando o imunizante.

Se a programação for cumprida a capital deverá ser a primeira cidade do Tocantins a vacinar adolescentes.

"Somente o imunizante da Pfizer foi autorizado pela @anvisa_oficial para vacinação desta faixa etária. Já temos 11.132 doses disponíveis p ara iniciarmos a programação. Reforçando: prioridade para 12+ com comorbidades, ok ?! Com o apoio de todos, Palmas será referência contra #COVID", disse a prefeita na publicação.

Vacinação em adolescentes

O uso do imunizante da Pfizer para o público a partir de 12 anos foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda no mês de junho. Até o momento esta é a única vacina liberada para esse público.

Na semana passada o órgão negou o pedido do Butantan para aplicar a CoronaVac em criança e adolescentes entre três e 17 anos.

No Tocantins a vacinação vem avançando a passos lentos e apenas na última quarta-feira (25) o estado alcançou 50% da população vacinada com pelo menos uma dose, mais de sete meses após o início da campanha.

A justificativa sempre tem sido o baixo quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, mas no último mês isso tem mudado e o estado vem recebendo grandes remessas todas as semanas. Isso possibilitou, por exemplo, que as principais cidades do estado ampliassem a campanha para o público 18+.

Palmas, inclusive, começou a imunizar esse público apenas na sexta-feira (20), quando promoveu uma 'balada' da vacinação. Neste evento foram vacinados mais de 11 mil jovens.