Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
CONTRA A COVID

Palmas segue vacinando com baixo quantitativo de doses; prefeita reclama

23 julho 2021 - 08h29Por Prefeitura de Palmas

Com baixo quantitativo de doses de vacinas contra a Covid-19 e resguardando a reserva para aplicação da 2ª dose, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) segue até o fim desta semana vacinando os grupos prioritários, incluindo gestantes e puérperas acima de 18 anos, e pessoas sem comorbidade acima de 41 anos.

A meta da Semus era ampliar a faixa de idade a partir de sábado, 24. Contudo, com as pouco mais de cinco mil doses entregues pelo Governo do Estado, não será possível fazer isso. Ao todo, Palmas recebeu 2.320 doses da Astrazeneca para a primeira aplicação e 2.760 doses da Coronavac para a segunda aplicação, todas destinadas aos grupos prioritários que já vêm sendo vacinados e à população com mais de 41 anos sem comorbidade.

Na semana passada, a prefeita Cinthia Ribeiro postou no Twitter a insatisfação de sua gestão, relacionada ao quantitativo de doses recebidas: "Infelizmente não utilizamos o enorme potencial da @semuspalmas pq não temos doses suficientes. Continuamos cobrando mais vacinas @minsaude p/ avançarmos" (Sic)

O secretário executivo da Pasta, Daniel Borini, ressalta que, por seguir rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Palmas jamais teve que paralisar a campanha de vacinação da Covid-19 e ainda assim conseguiu estender a imunização por faixa de idades para a população sem comorbidade.

Conforme detalhado no site Vacina Já, o Município de Palmas recebeu 149.227 doses de vacinas contra a Covid-19, das quais já aplicou 137.133, o que corresponde a 91,89% do total destinado à Capital.

Para agendar a vacina, acesse. https://vacinaja.palmas.to.gov.br/agendamento/. A vacinação estará disponível em 13 Unidades de Saúde da Família. Confira abaixo as USFs.

Públicos

Na Capital, podem se vacinar trabalhadores da indústria (CNAEs 35, 36, 37, 38, 39, 53, 59, 60 e 61), limpeza urbana, transporte urbano, educação, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades acima de 18 anos e, ainda, aqueles que precisam tomar a segunda dose da Coronavac (21 dias após a 1ª) ou Astrazeneca (80 dias após a 1ª). A Semus também prossegue com a vacinação de grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) em geral, todas acima de 18 anos, e população sem comorbidade acima de 41 anos.

Para se vacinar é necessário levar uma cópia do comprovante de endereço, documentos pessoais (RG, CPF ou CNH), cartão de vacina, cartão do SUS e, caso precise, laudo que comprove a comorbidade ou declaração que ateste o vínculo empregatício (cópia da carteira de trabalho, contracheque, dentre outros).

Grávidas

No caso das grávidas e puérperas, é necessário apresentar documento com avaliação médica individualizada, que comprove que foi orientada sobre os riscos e benefícios para a tomada de decisão. Este documento deve ser solicitado ao médico, seja da rede pública ou privada, que faz o acompanhamento. Além dos documentos citados acima, também deve ser levada a caderneta da gestante (para as grávidas) ou a declaração de nascido vivo ou natimorto (para puérperas. A gestante com comorbidade também deve apresentar declaração ou laudo médico que comprove a comorbidade.

Locais de Vacinação - das 13 às 17 horas

USF 409 Norte (Arno 44)

USF 405 Norte (Arno 42)

USF 403 Norte (Arno 41)

USF 207 Sul (Isabel Auler - Arso 23)

USF 403 Sul (Francisco Júnior - Arso 41)

USF 1.103 Sul (Satilo Alves de Sousa - Arso 111)

USF 1.206 Sul (Valéria Martins Pereira - Arse 122)

USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul)

USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)

USF Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

USF Taquari

USF Morada do Sol

Horário das 16 às 20 horas

USF 1.004 Sul (Albertino Santos - Arse 101)