Palmas
30º
Araguaína
33º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
SAÚDE

Parceria entre HGP e Sírio Libanês dá início ao projeto de reabilitação pós-Covid

20 novembro 2020 - 09h28Por Ascom/Governo do Tocantins

O Hospital Geral de Palmas (HGP) recebeu a equipe do Hospital Sírio Libanês visando o início dos trabalhos do "Projeto Reab", do Ministério da Saúde. A unidade será um dos cinco hospitais do Brasil a  participar do projeto que busca promover a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo por Covid-19, como também pacientes de outras patologias. Participaram da reunião membros da diretoria do HGP, Escritório da Qualidade, da Superintendência de Unidades Próprias (SUP) e  profissionais de saúde da assistência do HGP.

A renomada equipe do Sírio Libanês é composta pelo  médico  Brunno Cocentino, a  especialista em Gestão, Lirian Martiniuk Vieira e a fisioterapia  do  Hospital Sírio Libanês, Sherindan Ayessa Ferreira de Brito.

 “Aliarmos às expectativas é o que vamos propor aos pacientes de longa permanência e cuidado com a reabilitação. Verificamos que a direção e profissionais estão engajados neste projeto, isso é fundamental. A reabilitação não é somente para pacientes crônicos, mas para qualquer doença aguda,  como trauma, acidente vascular cerebral (AVC) que vão necessitar deste serviço. O cuidado da equipe multiprofissional vai ser o centro das nossas intenções no hospital, e fará a diferença para os pacientes”, explicou a consultora especialista em fisioterapia  do  Hospital Sírio Libanês, Sherindan Brito.

A diretora de Apoio à Gestão Hospitalar, da SUP, Damarys Olebar ressalta que “O HGP possui um projeto de cuidados prolongados e paliativos. Este projeto do Sírio Libanês vai ao encontro das propostas já discutidas e elaboradas pela equipe multiprofissional da instituição. O projeto é de grande importância para a rede hospitalar, pois tem como  objetivos qualificar a assistência aos pacientes de longa permanência, viabilizar o giro do leito e contribuir para a desospitalização segura. A operacionalização deste projeto   impactará positivamente em toda rede de atenção  hospitalar”. salientou.

O Diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo destacou “Estamos muito entusiasmados com este projeto, sabemos o quanto será importante para o fortalecimento das ações da unidade, auxiliando na qualidade assistência  prestada aos nossos pacientes, beneficiando a realização de altas seguras,  reabilitação hospitalar e giro de leitos”, destacou.

Além das orientações e troca de informações entre os profissionais durante os atendimentos, o Reab oferecerá também equipamentos específicos para a unidade hospitalar, para realização de atendimentos de pacientes agudos ou crônicos,  com possíveis sequelas da Covid–19, ou mesmo de outras patologias.

O HGP assinou um termo de compromisso e adesão ao "Projeto Reab". São participantes do projeto o Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital de Base (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Fortaleza (CE) e Hospital Geral do Trabalhador (PR). Os cinco hospitais foram escolhidos dentre os 6,5 mil hospitais do Brasil.

Parceria

O "Projeto Reab" conta com a parceria do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).