Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
PERIGO!

Passageiros do aeroporto de Palmas são alertados sobre doença grave e contagiosa

06 setembro 2019 - 16h05

Técnicas da rede de saúde de Palmas farão na manhã desta sexta-feira, 06, a partir das 8h30, uma ação educativa no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, na Capital. A intenção é orientar os passageiros que chegam e saem de Palmas sobre os riscos do sarampo.

“A doença é contagiosa e tem se espalhado por vários estados do País, esse é o motivo da nossa preocupação”, explica a enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Araújo. A profissional lembra que não têm registros de casos positivos de sarampo no Tocantins desde 2000. Mesmo assim,  segundo ela, é uma questão de prevenção repassar as informações sobre o que está acontecendo no Brasil, buscando esclarecer as pessoas que estão em locais de maior fluxo de turistas.

No primeiro momento, os técnicos da saúde visitaram hotéis, agora o Aeroporto e posteriormente irão percorrer as agências de turismo para reforçar a prevenção. Durante a ação, será feita também a atualização do cartão de vacina da população aeroportuária.
 
Fique atento
 
As recomendações contra a doença incluem manter o cartão de vacinação atualizado com a vacina tríplice viral. São considerados adequadamente vacinados todos aqueles com idade entre um e 29 anos que comprovem ter tomado duas doses da vacina. Na faixa etária de 30 a 49 anos, deve ser comprovada apenas uma dose.
A vacina tríplice viral está disponível nos Centros de Saúde da Comunidade para a população de 06 meses a 49 anos.