Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
AGROTINS 2022

Pavilhão do Desenvolvimento movimentou mais de R$ 1 milhão em negócios

28 maio 2022 - 09h45

Durante os quatro dias da Agrotins 2022, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços esteve presente na feira com o “Pavilhão do Desenvolvimento - A casa do empresário da Agrotins”. O espaço preparado para a exposição e comercialização de produtos tocantinenses contou com a presença de 41 empresas expositoras e 7 entidades parceiras representantes da classe empresarial. A pesquisa de avaliação realizada pela Sics mostrou que o volume de negócios movimentados pelo Pavilhão do Desenvolvimento durante a semana da Agrotins ultrapassou o montante de R$ 1 milhão.

O questionário aplicado durante o penúltimo dia de exposição (sexta-feira) contou com 20 itens a serem avaliados com nota de 0 a 10, foram considerados aspectos da estrutura física, segurança, limpeza, atendimento por parte da equipe organizadora, resultados, resposta do público, entre outras questões que contribuirão para o aperfeiçoamento do serviço prestado pela Sics. Entre os 41 expositores, 30 responderam o questionário, já entre as 7 instituições parceiras, 5 participaram da pesquisa.  

O relatório gerado com o resultado da aplicação apontou que o índice de aprovação da estrutura ficou acima da média, 31% dos entrevistados deram nota 10 para a sinalização do Pavilhão e para o estande de forma geral, 74% dos entrevistados deram nota acima de 9 para a segurança do local e 74% deram nota acima de 8 para iluminação. Já sobre o atendimento, 63% dos entrevistados deram nota 10 para os serviços prestados antes da feira, e 54% deram nota 10 para o atendimento prestado pela equipe, durante a feira. 

Quando questionados se voltariam a expor seus produtos dentro do Pavilhão do Desenvolvimento e se voltariam a firmar parceria com a Sics para a Agrotins, 97% dos entrevistados responderam que sim. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o Pavilhão do Desenvolvimento é uma importante vitrine de divulgação dos negócios tocantinenses. 

“Estar na Agrotins é uma grande oportunidade para o pequeno empreendedor, lá ele tem contato com pessoas não apenas do Tocantins, mas de todo o país, isso possibilita que ele divulgue a sua marca, conheça outros mercados e alavanque os seus negócios. Este ano foi a primeira vez que a Sics fez chamamento público para as empresas participarem, todo o processo foi transparente, acessível e nossa equipe trabalhou ativamente para proporcionar essa oportunidade ao empreendedor. Agora vamos pegar as sugestões que recebemos e ver os pontos onde podemos melhorar para as próximas edições”, reforçou o gestor. 

O Pavilhão do Desenvolvimento faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que prevê ações de fomento da atividade empresarial em todo o estado com o objetivo de promover o crescimento econômico de forma descentralizada. O projeto contou com apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE-TO) na destinação de recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE-TO). Uma proposta para expansão do Pavilhão para outras feiras no estado já foi apresentada e aprovada em reunião do CDE-TO.