Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
POR UNANIMIDADE

Pleno do STJ referenda decisão de afastamento de Carlesse do governo

20 outubro 2021 - 15h20Por Redação

Em decisão unânime, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça confirmou hoje o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse. 

O gestor é alvo de investigações da Polícia Federal que apura suposto pagamento de propina ao Plansaúde além de obstrução de investigações. 

Na decisão indiviual tomada pelo relator, o ministro Mauro Campbell ele afirma que a medida é drástica mas “muito necessária”

Aproximadamente "280 policiais federais cumprem 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares, como a suspensão do exercício das funções públicas."

As equipes chegaram no Tocantins e desembarcaram no aeroporto de Palmas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para evitar vazamento de informações. A casa de Carlesse e a sede do governo foram alvo de buscas e dois veículos do governador foram apreendidos na capital. 

As operações

Uma das operações é a Éris, que visa desarticular uma suposta organização criminosa, que atuaria na Secretaria de Segurança Pública obstruindo investigações e vazando informações aos investigados. Também está entre os alvos da operação o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, que também foi afastado do cargo por determinação do STJ. 

Em nota oficial, a Polícia Federal afirma que "o governo estadual removeu indevidamente delegados responsáveis por inquéritos de combate à corrupção conforme as apurações avançavam e mencionavam expressamente membros da cúpula do estado" e destacou ainda que "Há ainda fortes evidências da produção coordenada de documentos falsos para manutenção dos interesses da organização criminosa", diz a PF.

A outra é a Hygea que apura um suposto esquema de pagamento de vantagens indevidas relacionadas ao Plansaúde, plano de saúde dos servidores estaduais. Segundo a PF, a apuração das investigações tiveram início a cerca de 2 anos e a estimativa é de que mais de R$ 40 milhões tenham sido pagos indevidamente a título de vantagens indevidas. Conforme a PF, já foi determinado o bloqueio judicial de R$ 40 milhões. 

O governador Carlesse informou que só deve se manifestar após ter acesso ao teor da decisão. 

Confira a votação da decisão ocorrda agora há pouco: