Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
ARAGUAÍNA

Ex-vereador e segurança são alvos de operação que investiga funcionalismo fantasma

20 setembro 2019 - 12h02

Policiais da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Araguaína cumpriram na manhã desta sexta-feira (20) mandados de busca e apreensão de documentos, computadores e demais dispositivos eletrônicos na residência de dois assessores parlamentares de deputados com base eleitoral de Araguíana. As investigações fazem parte da Operação Catarse, que investiga supostas contratações de servidores fantasmas no Governo do Estado e Assembleia.

A suspeita da Polícia Civil é que os dois recebiam salários, mas que não exerciam as funções administrativas referentes ao cargo.

Segundo o delegado Bruno Boaventura, durante as investigações foi identificado que os dois assessores não cumpriam agenda de trabalho de acordo com a lotação a que foram nomeados. Um deles com nomeação datada de 2016, atua no município como segurança em estabelecimentos comerciais, porém recebe da Assembleia Legislativa salário bruto de R$ 3,8 mil.

Já o segundo investigado já foi parlamentar na cidade e que atualmente atua como comerciante. Ele recebe desde 2015 salários de R$ 3.350,00.  “Em ambos os casos, os suspeitos não conseguiram provar que exercem atividade de assessoramento parlamentar. Em uma das residências, encontramos um documento semelhante a um relatório de atividades a ser encaminhado à Assembleia Legislativa, porém o documento estava em branco”, ressaltou o delegado.

Ainda de acordo com Bruno Boaventura, com base na análise dos documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos, os suspeitos serão, posteriormente, intimados a depor no inquérito policial. As investigações fazem parte da Operação Catarse, que investiga supostas contratações de servidores no Executivo e Legislativo do Estado sem a devida comprovação de atividades públicas.