Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
CAPACITAÇÃO

Polícia Militar realiza Curso de "Aperfeiçoamento de Oficiais"

02 setembro 2019 - 14h43

A Polícia Militar realizou na manhã desta segunda-feira, 02, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) em Palmas, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2019, vislumbrando a capacitação e o aprimoramento profissional de seus policiais militares. O evento contou com a presença do comandante geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa.

O curso tem a finalidade de capacitar oficiais intermediários, permitindo a esses profissionais, posteriormente, a ascensão na carreira policial militar, garantindo um passo importante na qualificação administrativa e operacional do efetivo da PMTO. O curso será divido em duas turmas sendo a primeira composta por 30 oficiais alunos realizada entre setembro e a segunda composta por 29 oficiais alunos, entre janeiro e abril de 2020.

O curso terá carga horária de 560 horas aula, em nível de aperfeiçoamento (Conforme, Lei 2.575 de 20 de abril de 2012, Plano de Curso e NPCE/2008). As aulas serão ministradas na Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT), localizada na região norte da capital, na modalidade presencial.

Durante a solenidade, a turma inicial de 30 oficiais foi apresentada ao comandante geral pelo subcomandante da APMT, major Antônio Negreiros da Silva. Coronel Jaizon realizou a abertura do evento e deu as boas vindas aos docentes, aos alunos do CAO e a todos os presentes. O subdiretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, major Vinicius Dourado Lima, apresentou aos alunos do CAO as informações referentes ao andamento do curso.

Em seu pronunciamento, o comandante geral coronel Jaizon Veras Barbosa destacou que uma das premissas do seu comando é a valorização do profissional por meio da capacitação, traduzindo-se em meta constante. Ele citou que durante seu comando já foram realizados cerca de 70 cursos/instruções de nivelamento de conhecimento (INC’s), e um total de 3.698 policiais militares capacitados.

Coronel Jaizon acrescentou que o curso possibilitará aos oficiais, além de galgar novos postos ascendendo ao oficialato superior, um arcabouço técnico e profissional de doutrinas que elevarão a instituição a um novo patamar. “O aprimoramento técnico-profissional é de vital importância para este comando e a para o Governo do Estado, a quem agradeço o total apoio. Continuaremos investindo nessa área, uma vez que entendemos ser primordial para o cumprimento de nossa missão. Um profissional qualificado gera atendimento eficiente e eficaz aos públicos interno e externo”, finalizou.

Presenças

Chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Márcio Antonio Barbosa de Mendonça; subchefe do estado maior da PMTO, coronel Jefferson Nunes Alecrim; coronel Marcelo Falcão Soares; Diretor de Ensino e Instrução da PMTO, coronel Dosautomista Honorato de Melo; comandante do Policiamento da Capital, coronel Francinaldo Machado Bó; comandante do Policiamento do Interior, coronel Humberto Costa Parrião; comandante do Policiamento Especializado, coronel Marciano Montelo Maranhão Monteiro; comandante da Academia de Polícia Militar Tiradentes, tenente-coronel Patrícia Murussi Leite.