Palmas
29º
Araguaína
31º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
FIQUE SABENDO!

Por que algumas pessoas sentem dores no braço após vacinar?

15 julho 2021 - 11h55Por Mega Curioso

Com o avanço da vacinação contra covid-19 em todo o país, muitas pessoas começaram a indicar dores no braço no local da vacina. Para a maioria, a agulhada é quase insignificante, mas alguns têm relatado dor e até erupções cutâneas no local da aplicação. 

Sendo assim, a reação local está entre as reações mais frequentes no uso dos imunizantes contra a covid, mas os especialistas reforçam que isso não traz nenhum risco à saúde ou demérito à vacina. 

Mas, afinal, qual o motivo da dor? É uma reação à substância ou a agulha é a culpada? Entenda melhor!

A explicação dos especialistas

As injeções intramusculares, como é o caso das vacinas disponíveis hoje, podem causar dor local tanto pela agulha quanto pela substância. No primeiro caso, como a agulha precisa atingir o músculo, o seu calibre precisa ser mais grosso e pode ocasionar a dor. É o mesmo que ocorre quando cortamos o pé ou a mão com algum objeto pontudo, podendo haver uma inflamação no local. 

No segundo caso, o líquido injetado também pode apresentar reação local. A reação conhecida como resposta imunitária inata envolve uma série de células que chegam ao local e produzem proteínas, como citocinas, quimiocinas e prostaglandinas, que desencadeiam vários processos físicos.  

Os médicos também dizem que os componentes da vacina podem influenciar a dor, mas isso é comum e não deve ser encarado como um problema. De acordo com os médicos, as reações podem ocorrer nas duas doses, mas a não ser que haja uma reação grave, é importante tomar a primeira e a segunda dose. Para aqueles que sentiram dor depois da vacinação, o recomendado é uma compressa de gelo no local.

Por que cada pessoa tem um tipo de reação?

Segundo o infectologista Munir Ayub, as vacinas são feitas para estimular a produção de anticorpos imunizantes. Dessa forma, dependendo de cada organismo, esse processo pode resultar em reações. 

De maneira geral, as reações das vacinas duram de um a dois dias e perto do benefício que elas trazem isso é quase insignificante. Vale ressaltar que não são apenas as vacinas da covid-19 que causam reações. Isso não é algo anormal ou que sinalize que as vacinas não são seguras.