Palmas
26º
Araguaína
28º
Gurupi
27º
Porto Nacional
25º
LEVANTAMENTO

Preço da cenoura mais que dobra em um ano nos supermercados de Palmas

17 março 2022 - 08h24Por G1 Tocantins

Em menos de um ano o preço do quilo da cenoura nos supermercados de Palmas mais que dobrou. Em março do ano passado o produto saia por em média R$ 4,99 e agora não sai por menos de R$ 10,99. Apenas nos últimos dois meses, o valor subiu 55%.

A empresária Regiane Cardoso usa o legume em várias receitas, mas ultimamente tá tendo que mudar o cardápio. "A gente tenta reduzir o uso e inserir um outro produto semelhante. Então a gente pega um outro legume que tenha as mesmas características e vai substituindo. Põe um dia sim e um dia não, porque ela é usada todos os dias, né, pela versatilidade".

O levantamento que mostra a disparada dos preços foi feito como parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, (IPCA). A dona de casa Agleiciane Prates só tem levado o essencial, nada de bolo de cenoura.

A grande quantidade de chuva nas regiões produtoras fez o preço disparar, mas não foi só isso não. "A gente tem um 2021 bastante complicados para os produtores desta hortaliça, com aumento dos custos de produção ao mesmo tempo em que a gente não tem uma possibilidade de aumento das margens", diz o economista Paulo Oliveira.

Ele afirma que a safra do primeiro semestre de 2021 foi ruim e por isso houve redução na área plantada para a safra cultivada na segunda metade do ano. "A gente tem um começo de ano com uma oferta mais baixa e uma demanda ainda alta".

Aumento que reduz o lucro de quem trabalha com alimentos. No restaurante da Regiane ela não consegue repassar todo o valor. "A gente deixou de ter lucro e estamos tentando sobreviver. A verdade é essa". A previsão do economista é que os preços continuem altos no início deste ano, já que há insumos importados para a produção e o dólar continua subindo.