Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
NORTE DO ESTADO

Prefeita e marido são denunciados por uso indevido de máquinas em fazenda

06 abril 2020 - 12h54Por Redação

A prefeita de Arapoema e seu marido, são alvos de uma ação judicial que investiga uma denúncia de uso de máquinas públicas para serviços na fazenda do casal.

O inquérito que apura o caso, foi instaurado pelo Promotor de Justiça de Arapoema, Caleb de Melo Filho e tem como denunciados a gestora Lucineide Freitas, mais conhecida como professora Lú e o marido Renato Freitas Júnior que é secretário municipal de Infraestrutura.  

De acordo com a denúncia que foi encaminhada ao Ministério Público pelos vereadores Ricardo Carlos da Silva e Divino Rodrigues de Oliveira, no último dia 1º de abril as máquinas estariam na Fazenda Guarani, localizada na zona rural do município. Em diligências preliminares na propriedade, o promotor constatou que no local haviam dois equipamentos, sendo: um scrap agrícola e um terraceador agrícola, com 22 lâminas que teriam sido levados de madrugada para outra propriedade, a Fazenda Santa Maria que fica a cerca de 15 km da fazenda da prefeita.

Ainda de acordo com o inquérito, um terceiro equipamento - um arado agrícola - que também pertence ao município, estaria sendo usado na fazenda da Professora Lú, porém não foi levado para a propriedade rural de Santa Maria e está sendo procurado.

Diante das constatações, o promotor requisitou ao delegado de Polícia Civil do município que faça imagens com drone o mais próximo possível do local do suposto uso na Fazenda Guarani, bem como faça sobrevoo no trajeto entre as fazendas Guarani e Santa Maria, visando localizar a grade de arado.

Caleb de Melo Filhor ainda solicitou que a prefeita e o marido fossem notificados via whatsapp, sobre a instauração do inquérito. O casal tem 15 dias para se manifestar. A cópia integral do procedimento instaurado foi encaminhada à Procuradora-Geral de Justiça.

Professora Lú enfrenta um processo de impeachment na Câmara de Arapoema e entre as acusações está o uso indevido de máquinas públicas em sua propriedade particular. Contudo, o processo de cassação encontra-se suspenso por força de liminar, mas já obteve parecer favorável do Ministério Público pelo prosseguimento do impeachment que aguarda decisão do juiz.