Palmas
32º
Araguaína
28º
Gurupi
27º
Porto Nacional
30º
INFRAESTRUTURA

Prefeito eleva exigência para implantação de novos loteamentos em Araguaína

07 julho 2021 - 16h48Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína vem transformando a infraestrutura urbana de vários setores, com recuperação do asfalto ‘sonrisal’, drenagem e pavimentação nos bairros afastados, e com construção e melhoramento de escolas, creches, UBS (unidades básicas de saúde), praças e CRAS (centros de Referência da Assistência Social).
 
“Nenhum loteamento será mais aceito sem o pensamento de espaço público. Desde a gestão do Ronaldo Dimas estamos exigindo um padrão de qualidade para os novos e para os mais antigos estamos levando a solução”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
 
Entre as novas exigências para loteamentos está a pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), drenagem adequada, iluminação em LED, áreas para implantação de equipamentos públicos e redes de água, esgoto e energia. Já os residenciais públicos precisam ainda já contar com proximidade do atendimento em saúde, educação, lazer e assistência social logo na entrega das chaves para os moradores.
 
Recuperação em andamento

No último mês, Wagner esteve em Brasília e conversou com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o presidente Jair Bolsonaro sobre várias demandas do Município. Entre elas, o acionamento do seguro para reconstruir a infraestrutura do Setor Construindo Sonhos, que é um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. Na mesma semana, o prefeito recebeu a visita do gerente nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Eduardo Pimentel.
 
“Diferente dos residenciais como Primavera Norte, Lago Azul e Parque do Lago, que foram entregues com iluminação, asfalto e drenagem de qualidade, além dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social, o local foi aceito pela Caixa e já tentamos por diversas vezes que a empresa cumpra a garantia”, afirmou Wagner. O relatório entregue pelo prefeito foi levado para análise dos técnicos em Brasília.
 
Pedido em análise

O gerente da Caixa informou que levará o caso para análise conjunta dos técnicos. “Estamos aqui como parte da solução, que terá a participação do Fundo de Arrendamento Residencial e do Ministério do Desenvolvimento Regional. Já houve casos em que conseguimos acionar seguros, mesmo quando a empresa quebrou”.
 
Além disso, irá levar outro pedido do prefeito Wagner, que é de dedicar servidores da Caixa para Araguaína. “Deveríamos ser polo para verificação dos projetos porque estamos em uma região que compreende 64 municípios, que é a mais adensada do Tocantins. Daria mais agilidade na comunicação e isso resultaria em mais obras para melhoria de vida da população”, ressaltou Wagner.
 
Infraestrutura completa

Com exceção do Construindo Sonhos, outros cinco empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida foram entregues com padrão de qualidade desde 2013: Primavera Norte, Irmã Dorothy, Costa Esmeralda, Parque do Lago e Lago Azul. Esses com o padrão de qualidade na construção das casas e infraestrutura pública que beneficiaram quase 21 mil pessoas. Eles seguem ainda recebendo obras de melhorias, como a nova praça do Setor Costa Esmeralda, inaugurada no final de 2020.