Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
25º
"QUEM MORREU, MORREU"

Prefeito ironiza combate à pandemia e ainda diz que vai aproveitar temporada de praias

15 junho 2021 - 16h33Por Redação

Um vídeo que circula em grupos de WhatsApp e viralizou em redes sociais nesta terça-feira (15), mostra o discurso do prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), ironizando as ações de enfrentamento à pandemia e declarando que não irá combater aglomerações no município. 

A polêmica fala do prefeito foi registrada durante o anúncio de uma obra de pavimentação na cidade, na oportunidade ele declara:  "Quem morreu, morreu. Quem escapou, escapou", disse o gestor afirmando ainda que será uma das pessoas que irá aproveitar a temporada de praias na região.

Veja o vídeo:

O discurso do prefeito ocorre num momento em que Araguatins está entre as 10 cidades mais afetadas pela pandemia no Tocantins.

Conforme boletim epidemiológico divulgado hoje (15) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram diagnosticados mais 53 casos na cidade. Até agora, 2.277 pessoas testaram positivo e 57 pacientes morreram no município, vítima de complicações da doença.

Medidas Restritivas

O último decreto que foi publicado pela prefeitura para tentar frear o avanço da pandemia em Araguatins começou a valer no dia 27 de abril até o dia 15 de maio, quando os moradores tinham que respeitar regras mais rígidas, como toque de recolher. Também ficou proibido consumir bebidas em espaços públicos da cidade.

No discurso que viralizou hoje na internet, o prefeito destacou que não vai decretar lockdown e acrescentou: "Quem quiser que vá...Eu não vou amordaçar o povo. Só se eu colocar o muro de Berlin na beira do [rio] Araguaia para o povo não ir para a praia", disse o prefeito.

Com a temporada de praias, as aglomerações se intensificaram na Praia da Ponta, um dos principais pontos turísticos do município. Na última semana os banhistas lotaram o local mesmo em meio a pandemia e ainda não usavam máscara e descumpriram o distanciamento necessário para evitar a transmissão da Covid-19.

Mesmo sabendo que a situação pode elevar os números da pandemia no município, o gestor ainda incentivou a ida dos moradores à praia. "Todo mundo aqui é de maior. Quem quiser ir para a praia que vá. Quem quiser ficar, que fique. Eu vou. Pegar uma prainha. Tenho 60 anos na beira do Araguaia, porque eu não vou?", disse o prefeito.

Em meio ao discurso vereadores que acompanhavam o evento aplaudiram as palavras do prefeito.