Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
ARAGUAÍNA

Prefeito leva atendimento médico, palestras e cursos para a zona rural

29 julho 2021 - 11h08Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, visitou a comunidade do Assentamento Rio Preto, localizado na zona rural de Araguaína, para participar das ações em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural. O evento contou com uma série de palestras organizadas por profissionais das secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, trazendo orientações a respeito do uso adequado de defensivos agrícolas e lesões causadas por esforços repetitivos no trabalho.

Além das palestras, a comunidade também recebeu atendimento médico no local para identificar possíveis problemas de saúde adquiridos durante o trabalho, como é o caso da auxiliar de serviços gerais Nilva Pereira de Jesus, de 56 anos.

“Há muitos anos sinto uma dor na mão por conta da repetição do movimento ao lavar os utensílios da cozinha e foi muito bom receber orientações médicas aqui mesmo no assentamento. Nossa comunidade fica muito distante da cidade e é gratificante ver que o poder público está próximo da população e olhando para as pessoas”, disse Nilva Pereira de Jesus.

Após passar pelas triagens e atendimento médico inicial, a população pode ser encaminhada para receber atendimento especializado dentro da própria rede municipal de saúde. “Durante a consulta médica é feita a abordagem dos sintomas que o paciente está sentindo e fazemos uma notificação ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que acompanha esse paciente na rede, encaminhando-o para todos os atendimentos necessários”, explicou a enfermeira responsável, Priscilla Braz Paranaguá.

O evento também ofereceu a emissão da carteira do idoso e a inscrição no CAD Único, o cadastro para programas sociais. A ação na comunidade também funcionou com uma espécie de mutirão de vacinação contra a covid-19, oferecendo tanto a primeira dose do imunizante à população dentro da faixa etária do cronograma, quanto a segunda dose da vacina.

Cidadão araguainense

Só na região do Assentamento Rio Preto vivem cerca de 200 famílias e durante a visita o prefeito Wagner Rodrigues falou sobre a importância de aproximar a gestão municipal das comunidades rurais mais afastadas, garantindo atendimento de saúde adequado, oportunidade de educação e acesso aos assentamentos.

“É importante dizer que o morador da zona rural também é cidadão araguainense e uma das nossas prioridades tem sido garantir o direito de ir e vir da população que vive nos assentamentos. Já estamos construindo cinco pontes que dão acesso aos assentamentos da região e outras 10 serão também construídas até o fim do ano. Estamos trazendo cursos para a comunidade e criando a possibilidade de gerar renda", afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Após as atividades, 16 alunas da primeira turma do curso de bordado oferecido na comunidade apresentaram as peças produzidas durante a formação gratuita. Uma das alunas é a dona Marinez Pereira da Silva, de 63 anos.

“Para quem vive na zona rural, ter esse tipo de oportunidade é muito importante. Espero poder começar a vender minhas peças logo e melhorar a renda da minha família”, contou a auxiliar de serviços gerais que está desempregada.

A Prefeitura de Araguaína também está fazendo um levantamento das comunidades rurais para que o projeto seja implementado em outros assentamentos do município.

“Além do curso de bordado, estamos organizando o início de outros cursos na zona rural, como o de pintura em tecido e de manicure e pedicure, ainda este ano. A previsão é que esse projeto cresça e possamos oferecer ainda mais oportunidades, incluindo cursos de barbearia e mecânica de motos”, adiantou Wagner Rodrigues.