Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
INFRAESTRUTURA

Prefeito Ronaldo Dimas dá início a obras da primeira etapa da Via Norte

10 julho 2020 - 16h22

As obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína iniciaram nesta quinta-feira, com implantação de um trecho da Via Norte que ficará entre a Avenida Cônego João Lima, no Centro, e o Parque Cimba, beneficiando diretamente a quatro bairros, além de ser implantada a primeira bacia de detenção das águas da chuva. 

“Além de facilitar o trânsito, fazendo a ligação direta do centro à região norte da cidade, este trecho terá nosso primeiro ‘piscinão’, uma bacia de detenção da água, reduzindo muito a possibilidade de alagamentos”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas, em visita às obras.

Fim dos alagamentos

O Saneamento Integrado contempla a macrodrenagem, com implantação 8,5 quilômetros de canalização, aberta e fechada, de trechos dos córregos que compõem as bacias do Neblina, Jacuba e do Rio Lontra, são eles: Tanque, Planalto, São Miguel, Água Fria, Tibúrcio (ou Martim Jorge) e Canindé.

O Córrego Canindé, que tem sua principal nascente no Parque Cimba, receberá 1,4 quilômetros de canal fechado e 140 metros de canal aberto. Contará também com uma via marginal, com extensão de 1,6 quilômetros estimados em cada lado. 

O Neblina, que nasce na Vila Norte e Maracanã, cruza vários bairros até o centro da cidade, contará com 1,1 quilômetro de canal fechado e 1,2 quilômetro de canalização aberta e marginais esquerda e direita com extensão de 1,8 quilômetro.

O Tanque, que nasce nas proximidades da BR-153, no Setor Couto e segue pelo entroncamento, parte dos setores Noroeste e Itapuã até desembocar no Neblina, receberá 1.139,71 metros de canalização aberta.

O Córrego Água Fria, localizado entre os setores Urbanístico e George Yunes, contará com 534 metros de canal fechado e 406 metros de canal aberto, além de via marginais que somam mais de 600 metros.

O Planalto, que fica na Vila Couto Magalhães, receberá 23 metros de canal fechado e 732 de canalização aberta. O São Miguel, que tem nascente na região onde será implantado o Parque São Miguel e atravessa o setor com o mesmo nome, receberá 501 metros de canalização fechada e 328 metros de canal aberto, além de uma pista marginal de 830 metros.

O córrego Tibúrcio, também conhecido como APAE ou Martim Jorge, que atravessa a Avenida Tibúrcio Dantas e a Avenida Santos Dumont até desembocar no Neblina, nas proximidades do Hospital Dom Orione, receberá 10 metros de canal fechado e 216 de canalização aberta.

“A urbanização desenfreada nas adjacências dos córregos vem dificultando a infiltração da água no solo, devido à pavimentação e às construções, causando os alagamentos. Políticas públicas como o IPTU ecológico e projetos como esse, de drenagem e aumento de áreas verdes, irão colaborar no sentido de direcionar melhor o fluxo da água na origem”, comentou o biólogo municipal Aníbal Neto.

Saneamento Integrado Águas de Araguaína

Serão diretamente beneficiadas as comunidades de 30 bairros, entre eles, o Martim Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Morada do Sol, Maracanã, Itaipu, Vitória, Tocantins, Vila Bragantina, Alaska e parte dos setores Xixebal e Universitário.

Os recursos estão garantidos por meio de empréstimo de US$ 54,9 milhões (mais de R$ 220 milhões) entre o Município e o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e o prazo de execução das obras é de 48 meses.