Menu
Busca sábado, 25 de setembro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
35ºmax
23ºmin
"DIREITO DE IR E VIR"

Prefeito vistoria obras de construção de pontes na zona rural de Araguaína

17 agosto 2021 - 11h40

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, vistoriou as obras de mais duas pontes de concreto armado que estão sendo construídas na zona rural da cidade. As estruturas sobre os rios Preto e Atoleiro dão acesso ao Projeto de Assentamento Rio Preto, onde vivem 203 famílias, além de diversas propriedades rurais da região que têm como principal fonte de renda a agricultura familiar.
 
“O morador da zona rural é também cidadão araguainense e precisa ter garantido o direito de ir e vir. Com a substituição das antigas pontes de madeira, sem estrutura adequada, estamos trazendo segurança e a possibilidade de escoar a produção agrícola mesmo nos períodos chuvosos, quando as comunidades rurais geralmente sofrem por conta da cheia dos rios”, afirmou o prefeito.
 
A todo vapor
A construção das pontes também irá beneficiar os estudantes da região, que atualmente percorrem um trajeto de 23 km para chegar até a escola localizada na área comum do assentamento Rio Preto. De acordo com a Prefeitura, a previsão é entregar pelo menos 15 pontes ainda este ano, construídas em toda a zona rural de Araguaína.
 
Do total de 24 pontes de concreto que serão implantadas, seis já estão prontas e outras nove já em processo de licitação para serem executadas, beneficiando moradores de assentamentos como o Levinha e as comunidades Vidal Dias e Manoel Alves. Além disso, outras nove pontes também estão em processo de projeto, licitação ou aprovação nas instituições bancárias para início das obras.
 
Infraestrutura no campo
As obras fazem parte do Programa Travessia, que tem o objetivo de melhorar toda a infraestrutura da zona rural do município de Araguaína. Das 24 pontes, 15 estão sendo custeadas com verba do tesouro municipal e outras 9 por meio de um convênio com o Governo Federal, somando um investimento superior a R$ 2,5 milhões.
 
O projeto do Município também inclui a reestruturação das estradas vicinais, por meio do Programa Máquinas na Estrada, que já está revitalizando todas as vias da zona rural  e ainda prevê o calçamento das áreas comuns dos assentamentos, onde estão localizadas as escolas e unidades de atendimento de saúde.

AO VIVO