Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
NO TOCANTINS

Prefeitura acaba de confirmar novo caso de paciente com Covid-19

18 abril 2020 - 17h31

Mais um diagnóstico positivo de Covid-19 acaba de ser confirmado neste sábado (18), no Tocantins.

Com este resultado, a Capital Palmas chega ao seu 23º caso notificado. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), informa que o novo caso é referente a uma mulher na faixa etária entre 30 e 39 anos, cuja contaminação ocorreu por outro caso confirmado de Palmas. Ela apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar.

O COE também divulgou que já totalizam 357 casos descartados e 1.049 notificações de síndromes gripais no Município. As informações são atualizadas e divulgadas diariamente no Boletim Epidemiológico de Palmas.

Quadro da doença em Palmas pode ser conferido em tempo real por meio do Painel Epidemiológico Covid-19 neste link.

Veja o Boletim completo.

Estado de saúde

Das 23 pessoas que contraíram a doença, 14 estão em isolamento domiciliar, oito tiveram alta e uma pessoa veio a óbito.

Formas de contágio

Quanto às formas de transmissão do vírus, dos 23 casos confirmados em Palmas, cinco foram infectados no exterior, sete contraíram o vírus em outros estados brasileiros, nove tiveram contato com casos confirmados de Palmas. Os dois casos restantes estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus). 

Cenário no Brasil

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até as 17 horas deste sábado, o Brasil somava 35.599 casos de Covid-19, com 2.352 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,4% dos casos confirmados. Só nas últimas 24 horas foram a óbito 211 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados e óbitos pela doença.

Plano de Descontingenciamento

Dando continuidade ao seu Plano Estratégico de Descontingenciamento, que, mediante critérios técnicos têm permitido a retomada gradual do funcionamento de algumas atividades econômicas, a Prefeitura de Palmas baixou decreto em que permite, sob condições, o funcionamento de lojas de material de construção e de empresas construtoras de imóveis.

O Decreto nº 1.880, publicado na noite desta sexta-feira, 17, levou em consideração o comprometimento de representante das empresas da construção civil, que reunidos com o Comitê Gestor da Prefeitura de Palmas, assumiram que irão adotar medidas necessárias para diminuir o risco de transmissão do coronavírus (Covid-19) nos canteiros de obras.

O Município também observou a necessidade de continuidade das obras civis para assegurar a manutenção dos postos de trabalho e retomar de forma gradativa, a manutenção da economia.

Conforme o decreto, nos canteiros de obras as empresas ficam obrigadas a fornecer lavatórios com água e sabão, álcool a 70% e orientar os trabalhadores sobre a higienização das mãos no início da atividade e a cada duas horas. A empresa deverá restringir a entrada e circulação de pessoas que não trabalham nos canteiros de obras. No local das obras deverá ser mantida distância social em ambientes fechados como escritórios e refeitórios, de forma a preservar a distância mínima de dois metros entre as pessoas.