Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
24º
ARAGUAÍNA

Prefeitura de Araguaína entrega mais duas pontes pelo Programa Travessia

06 outubro 2021 - 18h01Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, entregou na última sexta-feira, 1º, mais duas pontes de concreto construídas por meio do Programa Travessia. Dessa vez, foram beneficiadas mais de 100 famílias moradoras das comunidades da região do Ademar Carrijo e do PA (projeto de assentamento) Levinha, que também receberam reestruturação das estradas vicinais, por meio do Programa Municipal Máquinas na Estrada.

“O investimento na melhoria dos acessos vem dando oportunidade para que os produtores rurais possam ir e vir, e as famílias que moram na zona rural tenham a condição de ir para a cidade, comercializar seus produtos e permanecer no campo, esse é o grande objetivo dos programas: que as pessoas possam ir e vir, mas possam permanecer no campo”, explicou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a qualidade das estradas e das pontes garante a fluidez do transporte escolar e de mercadorias, assegurando a regularidade do funcionamento de programas como o Compra Direta e o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Além do prefeito e moradores da região, participaram da solenidade de entrega o vice-prefeito, Marcus Marcelo; secretários municipais e vereadores.

Programa Travessia

O programa prevê a implantação de 24 pontes de concreto em diversas regiões da zona rural de Araguaína, como no PA Levinha, Três Riachos, Coruja, Brejão, Caju Manso, Gurgueia, Garimpinho, Rio Preto e Manoel Alves, onde as quatro primeiras pontes foram entregues no último dia 24 de setembro.

Do total de 24 pontes, 15 estão sendo custeadas com verba do Tesouro Municipal e outras nove por meio de convênio com o Governo Federal, somando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Máquinas na Estrada

Executado em conjunto com o Programa Travessia, o Máquina na Estrada prevê a reestruturação das estradas vicinais e calçamento das áreas comuns dos assentamentos, onde estão localizadas as escolas e unidades de atendimento de saúde.

As estradas de acesso às duas comunidades visitadas na última sexta-feira receberam mais de 50 quilômetros de reestruturação, com cascalhamento, patrolamento e implantação de dois bueiros.

Benefício para todos

“É nessa estrada onde a gente tem a linha do transporte escolar, também é por onde transportamos nossas mercadorias. Somos fornecedores dos programas Compra Direta e Alimentação nas Escolas, então é uma melhoria de muita importância para todos nós, só temos a agradecer”, comemorou o presidente da Associação de Moradores do PA Levinha, Ted Rosa da Silva.

“Eram melhorias muito aguardadas por todos nós, pois irão facilitar o transporte da nossa produção, reduzindo os custos. Também vai melhorar o acesso das nossas crianças à escola”, comentou a lavradora Elane Cristina Rocha, que há quatro anos vive no PA Levinha.

A líder comunitária do PA Caracol, Luceli Ferreira, também fez questão de agradecer às melhorias que estão chegando à sua comunidade. “Já recebemos a manutenção das estradas e agora será realizada a reforma da nossa unidade escola".