Palmas
30º
Araguaína
27º
Gurupi
26º
Porto Nacional
30º
CONTRA A COVID

Prefeitura de Gurupi realiza vacinação no Shopping Araguaia neste sábado

14 janeiro 2022 - 16h00Por Ascom

Os gurupienses terão uma motivação a mais para passear no Shopping este final de semana. A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizará um ponto de vacinação contra Covid-19 e gripe, no Shopping Araguaia, das 13h às 20h, neste sábado, 15.

De acordo com a Semus, serão disponibilizados imunizantes da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen, tanto para a 1ª, 2ª ou 3ª dose. Para se vacinar, basta comparecer ao Shopping levando um documento pessoal e o cartão de vacina. No caso de menores de idade, será necessário um responsável para assinar o termo de consentimento.

A vacinação no Shopping é resultado de uma parceria entre o poder público e o Shopping Araguaia. O município dispõe durante a semana de cinco postos de vacinação contra Covid-19 e doze pontos contra a influenza ou gripe, entretanto, neste sábado estarão disponíveis essas duas vacinas em um ponto só, no Shopping. Para o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino, é mais uma oportunidade da população de se vacinar. “Quem não tem tempo e disponibilidade de atualizar o seu cartão de vacina durante a semana, poderá comparecer no Shopping. Estaremos esperando com as duas vacinas”, frisou.

A atividade será realizada neste sábado, dia 15, no período das 13h às 20h. “Cientes do considerável aumento de contaminação de Covid-19, gripe e dengue, estamos estendendo a vacinação para este sábado. Estamos implementando algumas estratégias para facilitar e ampliar a vacinação em nossa comunidade”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, destacando que a escolha do Shopping visa facilitar o acesso da população às vacinas, tanto da gripe/influenza quanto da Covid-19.

1ª Dose

Os menores de idade, entre 12 e 17 anos, precisam ir se vacinar acompanhados dos pais/responsáveis e apresentar cópia dos documentos pessoais dos mesmos, juntamente com o Termo de Consentimento devidamente assinado, que está disponível no site da Prefeitura, www.gurupi.to.gov.br. O menor deverá apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Já quem tem mais de 18 anos e, por algum motivo, ainda não tomou a primeira dose, também pode se vacinar. É preciso apresentar o cartão de vacinação e os documentos pessoais.

2ª Dose

O intervalo entre a primeira e a segunda dose varia de acordo com o fabricante.

Coronavac – intervalo de 28 dias

AstraZeneca - intervalo de 60 dias

Janssen – intervalo de 60 dias

Pfizer - intervalo de 21 dias

3ª Dose

Gurupi também aplica a dose de reforço nas pessoas que tenham mais de 18 anos e já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. A vacina é para quem tomou a 2ª dose há cinco meses ou mais.  A 3ª dose é do imunizante Pfizer e vale para qualquer vacina aplicada anteriormente.