Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
NO TOCANTINS

Prefeitura decreta "Lockdown" após aumento expressivo de casos de Covid

29 maio 2021 - 13h08Por Redação

A Prefeitura de Pium decretou nesta sexta-feira (29), o fechamento total do comércio por 10 dias, que começará a valer a partir da próxima segunda-feira (31).

De acordo com o prefeito Dr. Valdemir Barros (PSDB), a decisão foi tomada após o crescimento expressivo dos números de infecções na cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o documento, no período de lockdown, só poderão funcionar os postos de combustíveis, farmácias e serviços hospitalares. Supermercados devem atender os clientes somente na modalidade delivery.

Além disso, fica suspenso o atendimento presencial aos órgãos públicos municipais da cidade, com a exceção das unidades de saúde, conselhos tutelares, casas de acolhimento, Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAs) e serviços essenciais, como os que atendem em regime de plantão social.

Fica proibido a circulação de pessoas nas ruas, parques, praças e qualquer área pública sem motivo ou justificativa. Acampamentos, visitas em cachoeiras e festas com aglomeração não poderão ocorrer. Igrejas não poderão abrir nesse período também.

Fica vedado também o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. A fiscalização será realizada por equipes da Secretaria Municipal da Saúde, como a Vigilância Sanitária e outras pastas.

A prefeitura afirmou que poderá ser solicitado o apoio das forças de segurança do Governo do Estado. Em caso de descumprimento das regras, o morador poderá ser multado em R$ 200 reais e os comerciantes poderão receber multas de R$ 10 mil.

Em caso de reincidência, os estabelecimentos poderão ter o alvará de funcionamento cassado.

Dados epidemiológicos

Segundo o Portal Integra Tocantins, Pium possui 267 casos confirmados e cinco mortos desde o início da pandemia. Já no último boletim divulgado pela prefeitura, foram confirmados o registro de 745 casos e seis óbitos.

De acordo com a prefeitura, são 98 casos ativos, sendo que há 15 dias atrás, esse número era 37. Ainda segundo a prefeitura, até o momento, 2.048 doses de vacina já foram aplicadas.

O município tem uma estimativa de 7.743 habitantes.