Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
ARAGUAÍNA

Prefeitura doa leite sem lactose a mais de 300 alunos com restrição alimentar

27 maio 2020 - 18h30

São mais de 300 alunos de 33 creches e 33 escolas municipais beneficiados com a doação de leite especial para crianças com restrição alimentar, intolerância ou alergia ao leite de vaca e seus derivados. A entrega é realizada pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Educação, desde a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, em 17 de março.

Todos os meses, são distribuídos 1.608 litros de leite líquido e 100 unidades de leite em pó, conforme critério e cronograma de cada unidade de ensino. “Essa iniciativa visa estender o cuidado com nossos alunos que já recebem essa atenção nas nossas escolas e creches, com uma alimentação balanceada e atendendo a cada restrição informada pelos pais”, explicou o secretário municipal da Educação, José da Guia.

A doação do produto tem a finalidade também de contribuir para que a família tenha condição de seguir cuidando da saúde da criança em casa. “Dependendo da restrição, os valores do leite recomendado para atender esses casos são muito altos, essa ajuda do Município vai contribuir muito para as famílias que não têm condição de manter essa alimentação em casa”, concluiu o secretário.

A entrega das doações é realizada na escola em horários específicos. A recomendação repassada aos pais é que façam a higienização das embalagens ao receber, e principalmente a limpeza correta dos materiais que serão usados na introdução do alimento, como mamadeiras, no caso das crianças menores, ou copos. 

Atenção especial

A equipe formada por seis nutricionistas da Secretaria da Educação do Município é responsável por cuidar da alimentação especial dos alunos que apresentam restrição alimentar, detalhe que deve ser informado pelos pais no ato da matricula. As 79 unidades de ensino de Araguaína possuem cardápio elaborado pela equipe de nutrição, incluindo a alimentação especifica para cada realidade especial.

De acordo com a nutricionista Jessica Maria, é importante que ao receber o alimento para introdução em casa, os pais tenham alguns cuidados que vão manter a qualidade do produto. “No caso do leite líquido é fundamental que depois de aberto, o consumo dele seja feito em no máximo 2 dias, e seja conservado na geladeira. Já o leite em pó, o tempo de consumo é maior, porém os cuidados com o manuseio também são maiores”, orientou a nutricionista.

“Os pais também não devem esquecer de ferver bem a água filtrada antes de preparar o leite, sendo a substância em pó, e sempre ficar atentos a quantidade adequada para o consumo da criança para que não haja desperdícios”, finalizou a nutricionista.