Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
EM ARAGUAÍNA

Prefeitura inicia implantação de calçadas com acessibilidade na Cônego João Lima

20 julho 2021 - 19h34Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

A Prefeitura continua investindo na transformação da infraestrutura urbana de Araguaína. Nesta semana, foram iniciadas as obras de implantação de calçadas com acessibilidade na Avenida Cônego João Lima, uma das principais avenidas comerciais da cidade, na região conhecida como Entroncamento. As equipes começaram a remover as calçadas antigas nas proximidades da Avenida Tibúrcio Dantas, no Setor Urbanístico.

Dois trechos seguem interditados para o serviço no local, enquanto profissionais da Guarda Municipal de Araguaína e ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) sinalizam e orientam os motoristas sobre os desvios na avenida.

“Essa obra faz parte do pensamento da gestão de promover a mobilidade, o direito de ir e vir, garantindo o acesso do pedestre, das pessoas que possuem limitação para se locomover, o que consequentemente vai beneficiar os moradores e também comerciantes”, ressaltou o engenheiro da Secretaria da Infraestrutura Adolfo Santana.

As novas calçadas quando implantadas terão 5.780,57 metros quadrados que compreendem o trecho que liga a Av. Bernardo Sayão até a Av. Tibúrcio Dantas, no Setor Urbanístico. A nova estrutura contará com pisos intertravados que possuem uma superfície regular antiderrapante que possibilitam a aplicação de piso tátil para auxiliar na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão, além de prevenir alagamentos, pois contribui com a drenagem da água das chuvas.

O engenheiro civil responsável pela obra, Argemiro de Campos, explica que além da construção de calçadas serão implantados estacionamentos. “Vamos retirar toda essa pavimentação para implantar o piso intertravado, fazer os bolsões de estacionamento para os clientes e ônibus e implantar o meio-fio com inclinação para ser acessível”.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 1 milhão com recursos do Município, Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal. A obra foi dividida em seis etapas para interferir menos no trânsito e deve ser concluída até o final deste ano. “Para não interditar a avenida nos dois lados, em cada etapa da obra foi feita uma subdivisão e queremos finalizar em 90 dias”, afirma o engenheiro responsável.

Benefício para o comércio

O trecho em obras beneficiará o acesso a uma loja agropecuária onde Ivonete Ferreira é auxiliar administrativa. Segundo ela, as novas calçadas vão trazer melhorias no atendimento ao cliente. “Temos muitos clientes, inclusive cadeirantes, o que vai facilitar o acesso ao comércio, ampliar o estacionamento e na hora de entregar os produtos”.

De acordo com o gerente de outro estabelecimento comercial na Av. Cônego João Lima Bruno Reis, esse investimento em infraestrutura do Município vai trazer benefícios principalmente no período das chuvas. ”As calçadas estavam muito antigas e quando chovia acumulava muita água chegando quase na entrada da loja, com a inclinação do meio-fio que será construída, acredito que não vamos mais ter esse transtorno”.

Investimento em infraestrutura

Desde 2013, a Prefeitura de Araguaína já executou 40.532,43 metros quadrados de calçadas com acessibilidade, contemplando diversos bairros da cidade e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A meta do Município é concluir 226.308,48 metros quadrados de novas calçadas, que vão beneficiar outros 14 bairros como o Maracanã, Tocantins e Itaipu, que estão recebendo a primeira etapa de infraestrutura com a pavimentação das ruas e construção de meio-fio que permitirá a instalação das calçadas.