Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
GERAÇÃO DE RENDA

Prefeitura oferta cursos de qualificação profissional em bairros de Araguaína

17 junho 2021 - 16h48Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína iniciou neste mês o Projeto Capacita Araguaína. Nesta etapa, serão qualificados 150 alunos matriculados em sete cursos com duração de 90 dias. A primeira parceria do projeto, que pretende capacitar moradores de diversos bairros da cidade, está sendo realizada com o Instituto Humanitário Anita Luíza e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por meio do Setor de Empregabilidade e Inclusão Produtiva, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
 
Os alunos matriculados irão receber capacitação na sede do Instituto Anita Luíza, que fica no Setor Maracanã, e serão qualificados nos cursos de costura de máquina reta e overloque, manicure e pedicure, operador de computador, pintura em tecido e bordado a mão, com previsão de conclusão em 90 dias.

A diretora de Políticas Públicas de Empregabilidade e Inclusão Produtiva, Juliane Carneiro, ressaltou que o Capacita Araguaína é voltado para as demandas nos bairros e contempla as políticas públicas da gestão. “A prioridade é que a capacitação ocorra nos bairros para atender pessoas que não podem estudar. A equipe fez diagnóstico em cerca de 70 bairros e constatamos as demandas dos moradores e do mercado de trabalho”.

 Ação social nos bairros

O prefeito Wagner Rodrigues participou da aula inaugural do curso de costura e afirmou que sua gestão tem como prioridade levar ações até os bairros por meio de parcerias. “Nosso objetivo é fazer chegar o social até vocês, temos muitos parceiros, e o lema de nossa gestão é também dá oportunidade ao próximo por meio de parcerias como essa com o Instituto Anita Luíza”.
 
Já o secretário da Assistência Social, José da Guia, afirmou que a meta é ampliar a qualificação descentralizando os cursos do Centro de Geração de Renda e levando até outros parceiros. “Esse é o pontapé inicial de uma série de cursos, os bairros e a zona rural são prioridades nisso, através dessa formação iremos identificar melhor as demandas sociais desses moradores”.
 
Mudança de vida

A maranhense de Presidente Dutra Olívia Pereira, ao escolher morar em Araguaína se qualificou em 2018 por meio do Instituto Ana Luíza na área de costura e viu sua vida ganhar mais qualidade e perspectiva. “O Anita Luíza me acolheu tanto para qualificação como para ganhar renda, pois logo terminei o curso fui chamada para o trabalho com costuras”.
 
A paraense de Marabá Maria Conceição está matriculada no curso de corte e costura e afirmou que a qualificação vai favorecer a aprendizagem e a realização de um sonho que é aprender a ler. “Eu pretendo aprender a ler aqui, pois eu gosto do curso e estou muito feliz pelo trabalho e a forma como cuidam da gente”.

A moradora do Setor Universitário Cristiane Lustosa busca ampliar sua qualificação técnica. “Pretendo aumentar meu conhecimento através desse curso de informática aqui no Instituto para ganhar mais espaço do mercado de trabalho”.