Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
EM ARAGUAÍNA

Prefeitura orienta moradores sobre mudanças na infraestrutura dos bairros

08 abril 2021 - 19h52Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína está fazendo um trabalho de orientação voltado aos moradores dos bairros da cidade que estão sendo beneficiados com as obras de pavimentação, entre outros serviços de infraestrutura, como o sistema de drenagem da água das chuvas e a implantação de calçadas com acessibilidade.

O trabalho feito em parceria com as construtoras contratadas pretende orientar os moradores a respeito das intervenções realizadas no local, incluindo a regularização do nível das calçadas que utilizam um sistema de pisos intertravados e possuem uma superfície regular antiderrapante que possibilita a aplicação de piso tátil do mesmo material, auxiliando na locomoção de pessoas cegas ou com baixa visão.

“Um dos principais pontos de questionamento da população é em relação à adequação das calçadas, por isso fizemos um trabalho de orientação em cada uma das casas que estão recebendo o serviço. As mudanças estão garantindo que a nossa cidade tenha acessibilidade, podendo ser amplamente utilizada não apenas por deficientes físicos, mas por toda a comunidade”, explicou o gerente de supervisão e acompanhamento de obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, Cid Forghieri

A orientação foi realizada nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Maracanã, Itaipu, Jardim Vitória e Tocantins que que já receberam mais de 4 mil metros quadrados de calçadas. A ação realizada com a entrega de folhetos informativos pretende explicar o serviço realizado e as adequações necessárias que vão beneficiar diretamente mais de 5 mil moradores. Entre as adequações está a largura mínima das calçadas, que precisa ser de no mínimo 1,2 m para garantir a circulação de pedestres e cadeirantes e a instalação das rampas de acessibilidade.

Projeto Integrado

O trabalho de infraestrutura nos bairros faz parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que também contempla a construção da Via Norte e ainda em 2021 o início da implantação da Via Parque e Marginal Lago, todas as obras com financiamento do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Ao todo mais de 20 bairros serão atendidos com obras de infraestrutura, entre eles os setores Universitário, Alaska, Martins Jorge, Itatiaia e Dom Orione. O projeto prevê a implantação de asfalto e drenagem em vias com a construção de calçadas com acessibilidade, bacias de detenção para evitar alagamentos na cidade e vários parques urbanos e de preservação como o Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel.

Caso a população tenha alguma dúvida a respeito das obras de infraestrutura realizadas com recursos da CAF, podem entrar em contato com a ouvidoria do município pelo telefone 0800 649 2200.