Palmas
32º
Araguaína
28º
Gurupi
27º
Porto Nacional
30º
ENTENDA!

Prefeitura volta atrás e decide continuar divulgando boletins sobre a Covid em Araguaína

14 junho 2020 - 11h31Por Redação

Depois de comunicar neste sábado (13) que estaria suspendendo temporariamente a divulgaçãos dos boletins diários mostrando a situação da Covid-19 em Araguaína, a prefeitura voltou atrás na decisão e informou hoje (14), que continuará divulgando sobre os novos casos positivos do Novo Coronavírus na cidade. 

Anda de acordo com a nota, a prefeitura explicou que os dados divulgados serão dos testes rápidos realizados no município, bem como os resultados de exames RT-PCR, que são feitos pelo Estado, apenas dos pacientes internados ou óbitos sob suspeitas.

A prefeitura ressalta ainda que continuará coletando as amostras de swab normalmente, nas unidades de saúde e em domicílios, porém os resultados não tem data definida por falta de material do Governo do Estado para os testes no laboratório estadual.

Ocupação Hospitalar

O comunicado emitido pelo município garante que a taxa de ocupação hospitalar pública também continuará sendo divulgada para que a população se atente ao perigo da doença. De acordo com o último boletim divulgado ontem à noite pelo município, a taxa de ocupação hospitalar em leitos de UTIs está em 85% enquanto que os leitos clínicos estão em 62%. 

Cenário na cidade

O último boletim também mostra que Araguaína registrou mais 29 confirmações para a Covid-19. Com esses, o Município chega a 2.852 casos confirmados, sendo desses 920 casos ativos da doença, 1.920 recuperados e 32 óbitos.

No boletim, a Prefeitura alerta que esses dados podem não corresponder à realidade total por conta da baixa testagem temporária realizada no LACEN, Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins. O Laboratório informou nessa sexta-feira, 12, que está desabastecido de insumos necessários para análise das amostras de pacientes suspeitos para Covid-19.

Diante da situação, a prefeitura afirma que está contribuindo na aquisição dos insumos para normalização do laboratório estadual e já comprou cinco mil kits de extração e outros materiais necessários para processamento das amostras.