Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
NÚMERO AUMENTANDO

Presídio de Guaraí tem mais 13 detentos infectados com coronavírus

08 julho 2020 - 18h49Por G1 Tocantins

A Prefeitura de Guaraí, a 190 quilômetros de Palmas, informou nesta quarta-feira (8) que recebeu 13 novas confirmações de casos de coronavírus entre detentos que estão na Casa de Prisão Provisória da cidade. Com isso o total de pessoas infectadas pela Covid-19 na unidade chega a 47. Entre todos os bairros da cidade, apenas o Centro tem um número maior de casos que o da CPP, são 62 confirmações sendo que 41 pessoas já estão recuperadas.

Ainda de acordo com a prefeitura, o total de novos casos desta quinta-feira é de 28. O município concentra 269 pacientes com a doença e já registrou oito mortes. A Prefeitura disse que 144 pessoas já tiveram alta médica. Não há pacientes hospitalizados, todos os demais estão em isolamento domiciliar.

A questão do coronavírus no ambiente carcerário é alvo da preocupação de especialistas, já que as condições dos presídios facilitam a proliferação da doença.

Quando os primeiros casos na CPP de Guaraí foram confirmados, em junho, a Secretaria de Cidadania e Justiça tinha destacado medidas para controlar a situação. A operação Lockdown, que alterou regras para a entrada de presos no sistema e suspendeu visitas, entrou em uma nova fase nesta quarta-feira (7) com 17 estabelecimentos penais selecionados para receber novos detentos. A CPP de Guaraí não está na lista.

No dia 27 de junho, o G1 publicou uma reportagem relatando um surto de Covid-19 na Cadeia Pública de Augustinópolis, na região norte do estado. Na época, 66 presos e quatro servidores foram testados na unidade.

As unidades de Araguaína, Araguatins e Augustinópolis também tiveram presos diagnosticados com a Covid-19 no mês de junho.