Palmas
28º
Araguaína
28º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
PANDEMIA

Primeiro caso da variante brasileira da Covid é confirmado no Tocantins

24 fevereiro 2021 - 09h52Por Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (24), um paciente infectado com a variante brasileira do Covid-19 em Palmas, na região central do Estado.

O paciente diagnosticado é um homem de 44 anos, que estava internado em um hospital da rede particular desde o dia 19 de janeiro em Palmas.

Nós enviamos 41 exames de pacientes para o instituto Adolfo Lutz, que é o responsável pelo sequenciamento genético para definir novas cepas. Ontem (terça-feira) nós recebemos 17 resultados, destes 17 resultados um paciente foi diagnosticado com a nova cepa, que é a cepa de Manaus”, explicou o secretário estadual de saúde, Edgar Tollini.

O paciente é do estado do Amazonas, teve alta do hospital e já retornou ao seu Estado de origem. Segundo o secretário, ele não faz parte dos pacientes transferidos pelo SUS em janeiro para ser tratado no Estado. Ele teria chegado ao Tocantins por meio de um convênio particular.

A nova variante

A variante brasileira já foi detectada em ao menos 17 outros estados do país, além do Tocantins. De acordo com especialistas, a nova cepa tem potencial de reinfectar quem já teve Covid-19.

Apesar de estarmos ouvindo falar que a cepa é mais violenta, que pode infectar mais, que tem uma capacidade de transmissibilidade mais alta, mas esse paciente pelo menos saiu bem", afirmou Tollini.

O Estado ainda aguarda o resultado de 24 amostras que foram enviadas para realizar o sequenciamento genético.

"O resultado chega depois, mas o mais importante é que a gente monitora o Cievs nacional com os dados avisando que o estado do Tocantins já apresentou paciente internado ou portador da cepa nova. Estamos aguardando os outros resultados.”

A SES emitiu uma nota de esclarecimento sobre o paciente diagnosticado com a variante, confira o texto na íntegra.

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, das 41 amostras remetidas ao Laboratório Adolfo Lutz, 17 resultados das análises do sequenciamento genômico da nova variante do Coronavírus, foram disponibilizadas na terça-feira, 23. A Pasta esclarece que houve apenas uma confirmação, referente a um Paciente amazonense de 44 anos.

Ressaltamos que o Paciente estava internado na rede privada, chegou ao Tocantins dia 19/01/21 - por sua própria conta - enfatizando-se que ele não faz parte da comitiva dos 17 infectados que o Ministério da Saúde (MS) trouxe para o Tocantins. Esclarecemos, ainda, que o Paciente recebeu alta e já retornou à origem."

Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins