Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
31ºmax
24ºmin
APÓS DENÚNCIA

Procon Tocantins autua BRK por falha nos canais de atendimento ao consumidor

08 julho 2021 - 16h36Por Secom

O Procon Tocantins autuou a concessionária de água BRK Ambiental após denúncia de má-prestação de serviço e falhas nos canais de atendimentos aos consumidores. A denúncia aconteceu nessa quarta-feira, 7. 

Segundo os relatos, desde o último dia 2 de julho, consumidores estão tentando entrar em contato com a BRK para tentar solucionar problemas e não conseguem atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O Decreto nº 6.523/2018 determina que o SAC estará disponível, ininterruptamente, durante 24 horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas.

Ainda de acordo com as informações, após várias tentativas por meio do WhatsApp e ainda por e-mail, o consumidor ligou no telefone 0800 e o atendente informou que não era possível resolver o problema e insistiu no atendimento via SAC.

"É um absurdo uma pessoa ficar cinco dias tentando falar com a BRK e não conseguir. Estamos falando de um serviço essencial, isso é inadmissível. A Lei nº 8.078 de 1990 determina que os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos", explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

A BRK tem 10 dias para apresentar defesa e justificar o não funcionamento do SAC. É válido lembrar ainda o disposto na Portaria nº 155/ 2021, em seu art. 3º. "O atendimento ao consumidor deverá ocorrer, durante o período de suspensão, por canais alternativos que possibilitem a resolução de problemas sem a necessidade de exposição aos riscos de contaminação de operadores dos SACs, devendo ser priorizado o atendimento de urgência e de emergência".

AO VIVO