Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
"ACREDITAR!"

Professor supera deficiência e dá exemplo fazendo 2 mestrados ao mesmo tempo

21 agosto 2019 - 17h48

Cerca de duas mil pessoas participaram de uma caminhada pelo protagonismo dos deficientes em Araguaína, nesta quarta-feira, 21. O evento faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação segue até o dia 28 com apresentação de arte dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), passeio ciclístico na Via Lago, palestra, workshop e ainda missa em ação de graças e confraternização.
 
O professor da Rede Municipal de Ensino José Cleuders, 43 anos, foi um dos manifestantes da passeata que saiu do estacionamento da Feirinha até a Praça das Nações. Ele superou sequelas do sarampo contagiado aos três anos que lhe deixou com dificuldades de andar. Se formou no ensino médio, fez faculdade de Letras, se especializou em ensino especial e, atualmente, está realizando dois mestrados simultaneamente.
 
“A escola ficava a dois quilômetros. Não tinha carro e não existia transporte público, mas eu nunca achei longe. Temos que acreditar para evoluir socialmente e ter uma vida melhor, uma aposentadoria melhor. A sociedade já nos vê como coitados, então é melhor não se entregar a essa situação de vulnerabilidade”, afirmou o professor.
 
Acessibilidade pública

A prefeitura incentiva ações que vão de encontro ao tema dessa edição: “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”. “Nós capacitamos surdos, seus familiares e ainda servidores em Libras para melhorar a independência do atendimento.  Também temos professores capacitados para auxiliar qualquer deficiência do aluno na aula”, exemplificou o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Assistência Social, Lucas Andrade.
 
Exposição artística

Na quinta-feira, 22, a partir das 19h30, o auditório da Faculdade Católica Dom Orione receberá a exposição de artes dos alunos da APAE. As pinturas em telas foram premiadas no XI Festival Estadual Nossa Arte, realizado em Palmas, no mês de maio. A posição garantiu acesso para disputar o XI Festival Nacional Nossa Arte, em novembro, na cidade de Manaus, capital do Amazonas.
 
Capacitação com especialistas

A programação também contará com workshop de profissionais especializados no trabalho com deficientes. Hamilton Alves apresentará ao público o esporte paralímpico, Márcio Gouveia falará sobre inclusão e Joaquim Celito explicará as deficiências. Estas atividades serão realizadas no auditório do Unitpac, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na segunda-feira, 26. Os participantes serão certificados.
 
Programação

Dia 22 (quinta-feira)
19h – Exposição do Festival Nossa Arte (Auditório Faculdade Dom Orione, Centro).
 
Dia 23 (sexta-feira)
8h30 às 10h30 e 14 às 16h – Passeio da Escola Especial Raios de Luz (Chácara da Maternidade Dom Orione).
 
Dia 24 (sábado)
16h30 – Passeio Ciclístico (Via Lago).
 
Dia 26 (segunda-feira)
8 às 12h e 14 às 18h – Workshop sobre esporte paralímpico, inclusão e deficiências (Auditório Unitpac).
 
Dia 27 (terça-feira)
8h – Palestra “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” (Centro de Reabilitação da APAE, setor Manoel Cardoso).
 
Dia 28 (quarta-feira)
8h – Missa de encerramento e confraternização (Igreja São João Batista, Bairro São João).