Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
LUTO!

Professor e escritor pioneiro em Araguaína morreu hoje vítima da Covid

04 setembro 2020 - 10h23Por Redação

Morreu nesta sexta-feira (04) aos 84 anos, o professor e escritor araguainense, José Francisco Concesso. 

Segundo informações preliminares, ele faleceu vítima da Covid em Marabá (PA), onde visitava o filho. 

Expoente da literatura, educador incansável e intelectual renomado, o Professor Concesso ministrou aulas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), era presidente e um dos fundadores da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), sendo autor de diversas obras de destaque como "Latim – Primeiros Passos", "Andanças", "Retrato Falado", "Escrevendo para Todos" e "Meu Primeiro Picolé".

Nascido em Rio Espera (MG) e com passagens, ao longo da vida, por várias cidades, inclusive da Europa.


Notas de Pesar

"O Professor Concesso foi pioneiro em Araguaína, deixando um legado cultural incontestável para o município, o Tocantins e o Brasil. Neste momento de tristeza e consternação, externo meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores, pedindo a Deus que os conforte e dê força", disse em nota de pesar o deputado estadual, Elenil da Penha (MDB). 


É com profundo pesar que a Associação Comercial e Industrial de Araguaína, em nome de sua presidente, Hélida Dantas, e de todos os diretores e associados, lamenta a morte do professor e escritor, José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos, por complicações da covid-19. 

O Tocantins e principalmente, Araguaína, perdem um grande homem que contribuiu com a educação e formação literária de muitos jovens. O professor Concesso foi fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) e integrava a Academia Tocantinense de Letras (ATL).
Neste momento de dor, a ACIARA presta os mais sinceros sentimentos de solidariedade à família e aos amigos.

Hélida Dantas
Presidente da ACIARA


É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento nesta sexta-feira, 4, do escritor José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos, vítima de covid-19. 
 
Concesso é natural de Rio Espera, em Minas Gerais, e nasceu no dia 9 de março de 1936. Ele foi o quarto padre a vir para Araguaína, onde se tornou professor e vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione. Grande influenciador da cultura, também foi fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) e publicou mais de 15 livros. 

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus possa confortar e dar forças para enfrentar este momento de dor.

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira
Prefeito de Araguaína