Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(63) 99958-5851
Araguaína
31ºmax
22ºmin
NA ESPANHA

Programa "Criança Feliz no Tocantins" vence prêmio internacional

04 setembro 2019 - 16h33

O Programa Criança Feliz (PCF) é um dos seis projetos vencedores do prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação Wise awards 2019; sendo selecionado entre os mais de 480 projetos inscritos, vindos de 130 paises. A escolha aconteceu nesta quarta-feira, 4, em Madri, na Espanha, e os vencedores serão celebrados durante a Wise Global Summit de 19 a 21 de novembro, em Doha, no Catar.

Os critérios analisados foram a inovação e a capacidade dos programas de transformarem indivíduos, comunidades e sociedades, além da apresentação de um plano claro de desenvolvimento.

Os vencedores do prêmio se juntam à comunidade de projetos do Wise Awards que apóiam a replicação de práticas de ponta e incentivam novas colaborações em todo o mundo. Além das oportunidades de promoção e criação de redes de trabalho, cada iniciativa vitoriosa receberá U$ 20 mil.

A cada ano, os prêmios Wise reconhecem e promovem seis projetos inovadores de sucesso que estão enfrentando desafios educacionais globais. O prêmio é um dos mais concorridos e prestigiados do mundo na área por incluir tanto iniciativas públicas quanto privadas. Desde 2009, o Wise recebeu mais de 3 mil pedidos de mais de 150 países.

Além do Criança Feliz, foram premiados o Family Business for Education (Reino Unido/Serra Leoa, Nigéria e Libéria), United World Schools: Teaching the Unreached (Reino Unido / Camboja, Nepal e Myanmar), Micro: bit Educational Foundation (Reino Unido), Arpan’s Personal Safety Education Programme (Índia) e Akilah Institute (E.U.A. / Ruanda).

Criança Feliz no Tocantins

Em abril, a equipe da coordenação estadual do PCF apresentou a experiência desenvolvida no Tocantins, em Brasília. A solenidade foi parte do reconhecimento pelos resultados conquistados no Estado e no Brasil, que fomentou a indicação e sua escolha como um dos finalistas.

A coordenadora estadual, Katilvânia Guedes, disse que “o Criança Feliz foi escolhido por ser o maior do mundo em atenção à primeira infância”, e que o Tocantins tem se destacado por conseguir avançar nas articulações e conquistar números expressivos em sua execução.

Até abril deste ano já foram visitadas 1.465 gestantes e 6.327 crianças, em 51 municípios; totalizando 6.203 famílias atendidas no Estado.

Programa Criança Feliz

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento adequado da primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

O programa conta com mais de 16 mil visitadores que atendem cerca de 550 mil gestantes e crianças das famílias mais pobres de todas as regiões do Brasil; totalizando mais de 12,7 milhões de visitas já realizadas em 2.622 municípios.

AO VIVO