Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
SAÚDE MENTAL

Projeto Cinema busca minimizar rotina de pacientes internados em hospital público

16 julho 2020 - 17h50

"Eu adoro quando os profissionais trazem a televisão, porque é um entretenimento para mim. Assisto a um filme, enquanto estou internado, e até esqueço dos problemas de saúde". As palavras do paciente Osmar pinheiro, de 80 anos, refletem a aprovação dos usuários do Hospital Geral de Palmas (HGP), alcançados pelo Projeto Cinema no AP.

Criado há cinco anos pelo setor de Humanização da unidade hospitalar, o projeto visa minimizar a dor, o estresse e motivar pacientes internados em diversas especialidades, levando filmes aos leitos das alas de internação e atende em média 60 pacientes por mês.

"Para garantir a segurança de todos em plena pandemia, as visitas foram suspensas e o cinema acaba sendo uma distração e companhia para os pacientes. Ofertamos a distração com todo cuidado, seguindo  as medidas restritivas para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Nossos profissionais foram capacitados para isso", afirma a responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges.

De acordo com a psicóloga Jaqueline Montenegro, "o cinema ajuda a minimizar os impactos da internação hospitalar aos pacientes, pois auxilia de uma forma significativa na questão emocional", explica.

Como funciona?

O Cinema no AP dispõe de um rack móvel com um aparelho de TV e DVD. Os pacientes agendam o horário e escolhem o filme, de segunda a sexta-feira, no Setor de Humanização, que leva a TV até o quarto onde o filme é exibido.

Na programação, constam documentários, filmes conhecidos pelo público, sempre com uma mensagem positiva.

Solidariedade

As instituições, as empresa ou as pessoas que desejam ser voluntariar doando Dvds, TVs ou rack móvel para ajudar a ampliar o projeto e beneficiar mais pacientes, podem entrar em contato com a Coordenação de Humanização pelo número (63) 3218-7898.