Palmas
29º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
NO TOCANTINS

Quase R$ 800 mil serão destinados por Tiago Dimas para novo curso de medicina veterinária

07 agosto 2021 - 08h21Por Ascom

O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO) anunciou, em visita institucional a Araguatins, nesta sexta-feira, 6 de agosto, a destinação de emenda impositiva ao Orçamento da União de R$ 784 mil para o IFTO (Instituto Federal do Tocantins) estruturar o novo curso de Medicina Veterinária a ser oferecido pelo campus da cidade.

O aporte financeiro servirá para ajudar na implantação de clínica-veterinária, laboratórios e equipamentos imprescindíveis para o funcionamento do curso. “O Bico do Papagaio precisa de um curso como esse. Há um campo gigantesco e necessidade enorme de médicos veterinários na região, que passa desde a pecuária, à criação de frangos, e até aos cuidados com animais domésticos. É uma honra enorme estar colaborando diretamente para que esse curso comece a funcionar”, ressaltou o deputado Tiago Dimas durante o anúncio.

Especificamente, o recurso será investido na construção do Bloco 1 da Clínica Veterinária, que terá espaço para atendimento canil, centro cirúrgico e outras instalações.

O IFTO atua fortemente na atividade agropecuária, contando com cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Produção de Grãos, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, entre outros. No entanto, Medicina Veterinária ainda não estava sendo oferecida para a população. “A agropecuária e o agronegócio são as forças principais da nossa economia. Poder atender a região de Araguatins e todo o Bico do Papagaio com esse curso é de suma importância para o IFTO e para toda população. Nós só temos que agradecer muito ao deputado Tiago Dimas pela destinação dessa emenda, que nos ajuda demais na implantação do curso de Medicina Veterinária”, frisou o reitor do IFTO, Antônio da Luz, que fez a recepção ao deputado na sede do instituto em Araguatins.

O diretor do campus do IFTO de Araguatins, Josafá Carvalho de Aguiar, comemorou a destinação do recurso, destacando que a construção do Bloco 1 é fundamental para poder efetivamente iniciar as aulas do curso. “O curso e apoio do deputado são importantes para toda a região. É um projeto que sai do papel, vai contemplar os anseios da comunidade em todos os sentidos”, disse Josafá.

Além de dirigentes do IFTO, a visita foi prestigiada por autoridades políticas de Araguatins.

A previsão é que o curso comece a funcionar já no próximo ano, com 40 vagas a serem ofertadas já no primeiro semestre.