Palmas
29º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
COVID-19

Quatro casos da variante do Amazonas são confirmados no Tocantins

20 abril 2021 - 08h35Por Redação

O Ministério da Saúde confirmou quatro casos de pacientes infectados com as novas variantes da Covid-19 no Tocantins. Segundo o último boletim epidemiológico, que abrange o dia 04 ao dia 10 de abril, foram identificados a P1, encontrada primeiramente no Amazonas. Não houve registro das variantes britânica ou sul-africana.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia confirmado um caso dessa mesma variante no Estado em fevereiro. A informação divulgada era de que o paciente era um dos que foram transferidos de Manaus para Palmas durante o colapso do sistema de saúde.

Na mesma época, a SES informou que estava realizando análise de amostras de outros pacientes que também foram transferidos de Manaus e de funcionários do Hospital Regional de Porto Nacional.

A investigação nos pacientes se tratava de um protocolo sanitário para o tratamento dele, já em Porto Nacional, foi devido a um surto da doença entre os funcionários. Devido a transmissão rápida do vírus, a hipótese foi levantada. Nenhum resultado foi divulgado.

Devido a isso, o caso foi considerado importado, sem a confirmação de transmissão local. Desses novos confirmados, não se tem informações da procedência das transmissões.

Já em março, uma pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) encontrou seis linhagens diferentes do coronavírus. O estudo foi feito a partir de coletas aleatórias realizadas em fevereiro.

O objetivo era medir o nível de infecção entre os moradores. Como resultado, das seis sequências genéticas encontradas, duas são das variantes que surgiram no Amazonas.