Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
FRAUDE

Quatro turistas tocantinenses são presos durante viagem a Fernando de Noronha

30 outubro 2020 - 17h26Por Redação

Quatro turistas tocantinenses foram presos, nesta quinta-feira (29), acusados de falsificar exames de Covid-19 para entrar em Fernando de Noronha.

Segundo informações do G1, os acusados, dois homens e duas mulheres não identificados, são de Araguaína e foram até a ilha de jato particular na noite da quarta-feira (28).

Eles teriam apresentados exames coletados no último domingo (25), mas, segundo os protocolos de combate ao coronavírus, os exames devem ser realizados um dia antes do embarque para Fernando de Noronha.

A Administração da Ilha alegou que os turistas se negaram a fazer novos exames ao chegarem na pousada em que se hospedariam. Eles alegaram que tinham realizado um exame no dia do embarque e que estavam aguardando o resultado.

Na quinta-feira eles apresentaram os supostos resultados, no entanto, as datas não coincidiam. A responsável pela Vigilância em Saúde da ilha, Fernando Magalhães, desconfiou da veracidade dos exames. A data da coleta não batia com a data de cadastro dos usuários no laboratório.

A unidade do Centro Integrado de Vigilância em Saúde de Pernambuco entrou em contato com a unidade tocantinense, que acessou os registos originais no laboratório e constatou a fraude. Os quatro foram colocados em quarentena até a liberação dos resultados dos novos exames.

A prisão preventiva dos turistas foi decretada pelo juiz André Carneiro de Albuquerque Santana. O pedido foi realizado pelo Ministério Público de Pernambuco. Eles foram indiciados pelos crimes de falsificação de documento, uso de documento falsificado e associação criminosa.