Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
TOCANTINS

Mais de 650 atletas participam da Meia Maratona; Quenianos vencem

14 outubro 2019 - 08h46

Dois atletas do Quênia, país no leste da África, foram os grandes campeões da XIX Meia Maratona do Tocantins, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), neste domingo, 13, em Palmas. Com participação de mais de 650 atletas, a maior e mais tradicional corrida de rua do Tocantins teve início às 6h45, na Praia de Luzimangues, distrito de Porto Nacional.

A campeã feminina é queniana. Pauline Chapatei Chemei, que está no Brasil pela primeira vez, completou o percurso em 1h21m05 e comentou sobre a corrida na Capital tocantinense. “Apesar de aqui ser um lugar muito quente, eu gostei muito de participar e de ter esse resultado”, frisou.

Na corrida masculina de 21 km, o campeão foi Nicolas Kiptoo Kogai, do Quênia, que fez a prova em 1h7m36, e em segundo lugar ficou o atleta Antônio de Souza Dias, do Maranhão.

O segundo lugar na corrida feminina foi para a atleta Cruz Nonata, do Distrito Federal, que já teve diversos resultados positivos na Meia Maratona do Tocantins. “Já fui terceira e primeira colocada e, dessa vez, fiquei na segunda posição. Tanto o percurso quanto o tempo são elementos a serem superados. Mas a preparação, aliada à dedicação, nos faz chegar e ter resultados de sucesso, como hoje”, destacou.

O tocantinense com melhor colocação, neste ano, foi o atleta de Araguaína, Antônio Wilson, que já foi campeão outras três vezes. Ele ficou em terceiro lugar na corrida dos 21 km. “Senti uma leve indisposição durante a prova e isso me fez diminuir o ritmo, mas não desisti e cheguei ainda no final com um resultado satisfatório”, frisou o tocantinense.

A largada foi dada pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, juntamente com o secretário executivo da Seduc. Os atletas campeões da prova dos 21 km foram premiados ao final da Meia Maratona. Os resultados das provas de 10 km e 5 km estarão disponíveis no site https://www.chipbrasil.online/eventos.