Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
BAJA JALAPÃO

Rally dos Sertões realiza prova inédita essa semana no Tocantins

15 junho 2021 - 11h10

O maior rally das Américas estará no Tocantins em duas provas: as categorias “Sertões Séries Baja Jalapão”, de 16 a 19 de junho, e a prova inédita Baja Jalapão 500 milhas, 26 de junho.

A prova é inédita no Brasil, e é a grande novidade do calendário 2021. A disputa é inspirada nas provas norte-americanas organizadas pela SCORE (sigla em inglês que significa Southern California Off Road Enthusiasts). Essa espécie de “corrida maluca” terá 800 km (ou 500 milhas) de extensão e será realizada no deserto do Jalapão, em circuito de 200km, em quatro voltas.

Segundo a organização do evento, a passagem pelo Jalapão já é uma tradição. “Criamos uma prova inédita, conhecida como “Baja Jalapão 500 Milhas”, inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte.  Já o “Sertões Séries” é o campeonato de rally cross country, que nesta edição terá três etapas, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina”, explicou Leonora Guedes.

Segurança

A Polícia Militar reforça a partir desta quarta-feira, 16, o policiamento durante o evento Rally dos Sertões Baja Jalapão, que ocorre até o próximo dia 20, no município de São Félix do Tocantins. A operação tem como objetivo intensificar as atividades de policiamento ostensivo de caráter preventivo, educativo e/ou repressivo, transmitindo tanto aos participantes quanto à população em geral um aumento da sensação de segurança.

O efetivo empregado atuará com ações proativas, mediante o emprego de efetivo policial militar, com vistas a prevenir e/ou coibir a prática de ações delituosas na cidade, em especial nos locais de realização do Rally dos Sertões Baja Jalapão e suas adjacências.

As equipes policiais empregadas na operação atuarão em apoio aos órgãos estaduais e municipais de fiscalização sanitária e epidemiológica, executando ações de orientação, repreensão e prevenção à disseminação do novo Coronavírus - COVID/19, para garantir a saúde pública da comunidade residente na localidade, bem como dos participantes do evento, e ainda evitar o colapso do sistema público e privado de saúde do Estado.

De acordo com o comandante-geral da PMTO, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, a competência da PM é garantir a ordem pública e a paz social no decorrer do evento. “A Polícia Militar, seguindo os decretos vigentes e obedecendo às orientações das autoridades de saúde em relação às medidas sanitárias contra a COVID/19, garantirá aos envolvidos no tradicional evento, a sensação de segurança”, determinou o coronel Silva Neto.