Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
"EMOCIONANTE"

Aos 52 anos paciente do HGP que luta contra um câncer realiza sonho de voar

24 agosto 2019 - 08h57

Adilson Ribeiro, de 52 anos, morador de Marabá (PA), que está na luta contra o câncer, há um ano e meio, em tratamento no Hospital Geral de Palmas (HGP), realizou na tarde desta sexta-feira, 23, o sonho de voar de parapente. “Todas as pessoas que passam por um tratamento como eu estou passando deveriam fazer algo parecido. Foi emocionante, a melhor coisa que já fiz na vida, contemplar tudo lá do alto é lindo e me deixou com muito mais vontade de viver. Quero fazer isso todo mês”. 

A equipe interdisciplinar do Ambulatório de Especialidades do hospital o incentivou para a realização do desejo. “Quando acolhemos o paciente, temos a consciência de que nos é entregue a responsabilidade sobre sua saúde e buscamos dar complementação ao tratamento medicamentoso que ele recebe na unidade, com atividades que o façam resgatar a vontade de viver”, explicou a psicóloga Rosicler Palladino, acrescentando que “este tipo de ação é focada na pessoa, em seu bem estar e na sua capacidade de se reinventar apesar dos momentos difíceis que passa em um tratamento como o enfrentado pelo paciente”.

A participação da família em estimular a vivência do paciente em novas experiências é importante e a servidora pública e esposa de Adilson, Gildete da Costa Silva tem esta consciência. “Eu estou sempre ao lado dele e quando ele me falou que tinha o sonho de voar, achei loucura, mas se é o que ele quer, estou aqui para apoiar”, afirmou. Perguntada sobre o seu sonho, Gildete afirma sem rodeios: “ver este homem curado!”.

Parceiro da ação, o instrutor de voos, Silvio Faria Lima, se disse muito feliz em participar da realização do sonho de Adilson. “Não tem preço ajudar alguém a realizar um sonho. Quando a gente encontra alguém que vence o medo e vive a emoção de fazer algo novo como o Adilson fez, é indescritível. Estou muito feliz em ter participado”.