Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
SAIBA MAIS!

Rede municipal de Palmas retoma nesta quarta ano letivo com 'teleaulas'

09 setembro 2020 - 08h26Por G1 Tocantins

A rede municipal de educação de Palmas retoma nesta quarta-feira (9) as atividades do ano letivo através de 'teleaulas'. As aulas presenciais estão suspensas desde março por causa da pandemia e não têm previsão de retorno. Além do conteúdo na televisão aberta, pelo canal 5.2, os estudantes podem ter acesso ao material pela internet ou de forma impressa. Palmas tem 76 unidades educacionais.

A prefeitura disse que a retomada segue "diretrizes do Plano Educacional Emergencial". O plano leva em consideração as aulas na TV, que terão entre 15 e 20 minutos de duração, e também as atividades disponíveis pelo "Palmas Home School" e impressas nas escolas para quem não tem acesso a internet.

Para as teleaulas, cada turma terá um dia e horário específico. As aulas serão transmitidas inéditas pela manhã e reprisadas durante a tarde. O horário de cada turma está sendo divulgado nas redes sociais de cada escola, nos grupos de WhatsApp que reúnem pais e professores e também em informativos colocados nos muros das unidades.

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Anice Moura, explicou que as atividades não presenciais passam a ser contabilizadas como hora/aula para cumprimento da carga horária. "As teleaulas contemplarão todas as modalidades de ensino e o conteúdo e as atividades serão unificados, e seguem o mesmo padrão disponibilizado a todos os alunos da rede, independente da unidade escolar em que esteja matriculado".

Quem perder alguma aula pode rever o conteúdo pelo canal da Semed no Youtube ou pelo Palmas Home School. O retorno presencial depende da aprovação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde.

A prefeitura afirma que durante as teleaulas o professor vai explicar todos os conteúdos e que as tarefas serão postadas na ferramenta ‘Palmas Home School’ e disponibilizadas nas escolas, em material impresso. Na internet, há fóruns disponíveis para que os alunos possam tirar dúvidas. Os pais também podem telefonar para as escolas em caso de problemas.

Como ajustar o canal de sua TV

Para ter acesso às teleaulas é necessário atualizar a lista de canais abertos do aparelho de televisão. Independente de marca, todos têm processos parecidos na busca de novos canais, basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha a 'busca de canais'.

Depois de encontrar, é só clicar na opção e seguir as orientações da tela, aguardando até o final do processo. Ao concluir esta etapa, os novos canais da emissora já estão disponíveis. É necessário fazer essa atualização para que o canal seja sintonizado pelo aparelho.