Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
LINHA DE FRENTE

Relatório aponta que Araguaína concentra maior número de profissionais da Saúde infectados pela Covid no TO

08 junho 2020 - 11h33Por Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou hoje (08), um relatório situacional do Tocantins relativo à pandemia. Os dados foram registrados até o dia 4 de junho e trazem entre outras informações, o número de profissionais da saúde que já foram infectados pela Covid, contratação de novos trabalhadores e situação dos leitos na rede hospitalar do Estado. 

De acordo com a SES, o Estado conta com cerca de 12.577 servidores no quadro da Saúde, destes, 9.693 estão lotados nas unidades hospitalares sob gestão estadual, ou seja 77,06%, segundo dados do Sistema de RH no mês de maio. 

Novas Contratações

A Secretaria ressalta que ao longo da pandemia está em processo de ampliação e reposição da força de trabalho, diante do fato de profissionais estarem sendo infectados pela doença. A pasta ressalta o edital do dia 20 de maio publicado no Diário Oficial e que visa à contratação para prestação de serviço no combate ao Coronavírus dos seguintes profissionais: assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo e técnico (a) de enfermagem.

O processo seletivo encerrou as inscrições no dia 29 de maio e registrou 1.854 candidatos. Até a data deste relatório, 564 destes já começaram a atuar no Estado.

Profissionais Infectados

O relatório também apresenta o monitoramento dos casos de profissionais infectados e segundo os dados,  171 confirmados com Covid no Tocantins são trabalhadores da rede estadual.

O relatório observa que o percentual de contaminação entre os trabalhadores de saúde é de 1,35%, número considerado muito reduzido se comparado com os dados nacionais, cujo o percentual é de 15,9%, segundo informado no Boletim Epidemiológico Especial do Ministério da Saúde nº 16 do último dia 19 de maio. 

A Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde por meio da área técnica afirma que monitora diariamente, a situação da disposição da força de trabalho nas unidades hospitalares gerenciadas pelo Estado e garante que os profissionais diagnosticados recebem todo o apoio técnico e psicológico necessários para a recuperação. 

Ainda sobre esse assunto, os números indicam que a maioria dos casos de profissionais da Saúde com a Covid se concentram em 6 hospitais da rede estadual, sendo que Araguaína de longe, é a cidade com maior incidência neste sentido. Os dados mostram que até o momento, 53 trabalhadores foram diagnosticados com a doença no Hospital Regional de Araguaína (HRA), sendo que 39 deles estão recuperados e 26 continuam em isolamento, o que representa 30,99% de todos os profissionais acometidos pela Covid na rede Estadual.

Confira a tabela abaixo que mostra o número de servidores da Saúde contaminados por Hospital da rede pública estadual. 

Indenizações e Pagamento de Plantões Extraordinários

Como forma de reconhecer o trabalho executado pelos profissionais de saúde neste período de pandemia da Covid-19, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou na semana passada, duas Medidas Provisórias (MPs), sendo uma para instituir indenização financeira extraordinária, para servidores que trabalham em unidade hospitalar e exercem atividades exclusivamente nas alas de tratamento da Covid-19 e outra MP que versa sobre o pagamento de plantões extraordinários a profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), do Hemocentro e da Diretoria de Regulação de Leitos.

A implantação do pagamento de indenização financeira para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente dos casos da Covid-19, já havia sido anunciada pelo governador Mauro Carlesse no último dia, 1º de junho, durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Governador, as medidas anunciadas mostram o quanto o Governo do Tocantins está empenhado no combate à Covid-19 e também, em reconhecer profissionais que estão colocando suas vidas em risco em prol de um bem maior coletivo.

Leitos Clínicos e de UTIs Covid

O relatório também trouxe o quantitativo de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com a Covid na rede pública Estadual. Conforme os dados, atualmente são 139 leitos clínicos e 54 de UTI, com retaguarda dos 9 leitos de estabilização, com capacidade de atendimento de urgência e emergência distribuídos em 20 unidades da rede hospitalar do Estado.

Em Araguaína por exemplo, o Estado conta com 6 leitos clínicos e 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Araguaína (HRA), 10 leitos clínicos no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e mais 10 leitos de UTI no Hospital e Maternidade Dom Orione (HMDO).

O documento ainda apresenta uma observação sobre o funcionamento desses leitos, relacionada a fatores que interferem na utilização dos mesmos, como por exemplo, os afastamentos de profissionais, fazendo com que sejam bloqueados ou não. Um exemplo disso são os 6 leitos clínicos implantados no Regional de Araguaína e que permanecem bloqueados por falta de profissionais disponíveis. 

Para conferir o relatório na íntegra CLIQUE AQUI.