Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
AGROTINS DIGITAL

Renomado cientista é destaque em palestra sobre modelos de produção sustentável

28 maio 2020 - 11h23

O diretor executivo do Earth Innovation Institute (Instituto de Inovação da Terra), Daniel Nepstad, doutor em Ecologia Florestal e referência mundial em estudos de mudanças climáticas, ministra nesta sexta-feira, 29, dentro da programação da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 100% Digital, a palestra com o tema "Modelos de Produção Sustentável e de Baixas Emissões". O encontro ocorre a partir das 17 horas e pode ser acessado por meio do link https://agrotins.to.gov.br/programacao/.

Dentre os assuntos que serão tratados durante a palestra está a importância do agronegócio como um pilar da economia tocantinense. O palestrante Daniel Nepstad enfatiza que o Estado se encontra bem posicionado para assumir a liderança na agricultura moderna, com alto nível de sofisticação na tecnologia e eficiência na administração dos regulamentos ambientais.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme, estará presente na palestra e destaca a importância dessa parceria entre a instituição e a Agrotins. “Estamos muito felizes em contribuir oferecendo uma palestra com o renomado doutor Daniel Nepstad”. O titular do Meio Ambiente ainda ressalta que essa é uma excelente oportunidade para a população aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades a ser exploradas aqui no Estado, uma vez que o Tocantins já possui bases importantes de sustentabilidade.

A palestra será mediada pela diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli dos Santos, que também é doutora em Desenvolvimento Sustentável, graduada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS_UNB).  O encontro terá duração de 30 minutos e no final será disponibilizado um tempo para os participantes enviarem perguntas relacionadas à temática que serão respondidas posteriormente pelo palestrante Daniel Nepstad.

Campeões da Floresta

Em 2019, o Governo do Tocantins assinou a iniciativa Campeões da Floresta, durante a programação do evento Brasil Moderno, Produtivo e Verde, promovido pelo Earth Innovation Institute, que é presidido pelo palestrante Daniel Nepstad. No Brasil, somente os estados do Mato Grosso e o Acre já assinaram a iniciativa.

Campeões da Floresta possui um conjunto de ferramentas para promover parcerias, acesso ao mercado e investimentos que os estados campeões e regiões precisam para ter sucesso. Com a assinatura da iniciativa, o Tocantins tem uma espécie de Selo Verde, que dá uma maior credibilidade para buscar parcerias com investidores e outros atores para a construção de uma nova economia.

Palestrante

Daniel Nepstad possui Doutorado (Ph.D.) em Ecologia Florestal, pela Universidade de Yale. Há mais de 27 anos, atua na Amazônia estudando os efeitos das mudanças climáticas, políticas e uso do solo na floresta. É uma autoridade mundial em REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) e em Desenvolvimento Rural de Baixas Emissões (DRBE). Atuou como Cientista Sênior do Centro de Pesquisas Woods Hole, e Diretor do Programa de Conservação Ambiental da Fundação Gordon e Betty Moore. Nepstad é co-fundador da Aliança da Terra, e foi membro do conselho fundador da Mesa Redonda de Soja Responsável (RTRS). Hoje ele atua no Conselho de Diretores do Forest Trends, no Conselho de Assessoria Externa da Secção Florestal do Banco Mundial, e é um dos principais autores do relatório do IPCC. Também foi membro do Grupo de Trabalho de REDD da Califórnia e do Comitê Científico do programa de REDD do estado do Acre. 

Secretário do Meio Ambiente, Renato Jayme, também participa do encontro que ocorre nesta sexta-feira, 29 - Meio Ambiente/Governo do Tocantins