Palmas
33º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
32º

Cientistas testarão vacina contra HIV

13 janeiro 2011 - 14h27

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo está recrutando 25 voluntários para um novo estudo sobre vacinas contra o vírus do HIV.

A pesquisa vai avaliar a capacidade de resposta imunológica do corpo ao vírus e será conduzida pela Faculdade de Medicina da USP e pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids do Estado.

Dois tipos de vacina serão testados: um com uma quantidade maior de antígenos do vírus e outro com menos.

Segundo Artur Kalichman, coordenador-adjunto do centro, o objetivo é checar qual volume do vírus torna a resposta do corpo mais potente.

Os resultados podem definir o tipo de vacina que será desenvolvido no futuro.

O estudo é parte de uma pesquisa internacional vinculada aos NIH, institutos nacionais de saúde dos EUA. Mais 75 pessoas serão recrutadas na Suíça e no Peru -todas acompanhadas por seis meses.

Podem participar homens e mulheres de 18 a 50 anos, não portadores do HIV. Os homens devem ser circuncidados e as mulheres não podem estar grávidas ou amamentando.

Kalichman ressalta que os testes não aumentam o risco de desenvolver a doença. "O antígeno é só um fragmento, não tem capacidade de produzir uma cópia do vírus".

Para se inscrever, o interessado pode entrar em contato pelo tel. (11) 5087-9915, por e-mail [email protected] ou procurar o CRT, na rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, em São Paulo. (Da Folha.com