Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
NA CAPITAL

Saúde antecipa ações da campanha do Outubro Rosa para julho

02 julho 2022 - 09h30

Intensificadas durante a campanha do Outubro Rosa, as coletas de citologias (PCCU) para detecção do câncer do colo de útero foram antecipadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) para o mês de julho. As coletas começaram nesta sexta-feira, 1º de julho, na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol, na região sul de Palmas, e serão disponibilizadas durante todo o ano para mulheres que têm ou já tiveram vida sexual nas idades de 25 a 64 anos nas 34 USFs da Capital. Segundo a coordenadora da USF Morada do Sol, Necy Carvalho, a ação foi bem recebida pelas usuárias e só hoje foram realizadas 28 coletas.

A coordenadora técnica Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Andreza Domingos, informa que as Unidades de Saúde estão habilitadas; tiveram suas equipes capacitadas e receberam insumos para realização do exame. Para fazer a coleta, a usuária deverá procurar a sua unidade de referência.

Coleta de PCCU

Andreza Domingos explica que pelo exame de PCCU é possível detectar lesões e realizar o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. Mas, além do exame, as usuárias receberão orientações sobre a importância do exame preventivo, cujo diagnóstico precoce permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero.