Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
TOCANTINS

Segurança Pública e Unitins firmam acordo para ofertar cursos de extensão e pós

29 agosto 2019 - 08h47

Com o objetivo de fortalecer a capacitação e qualificação dos profissionais de Segurança Publica do Estado ao permitir a promoção de cursos de extensão e pós-graduação latu sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) formalizaram na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da reitoria da Unitins, um acordo de cooperação técnica. O documento inclui também a promoção de cursos nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD) e a utilização dos meios de comunicação da Unitins, como rádio FM e canal de TV.

Assinado pelo secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, e pelo reitor da Universidade, Augusto Rezende, o acordo contempla ainda o intercâmbio de alunos, servidores, professores e colaboradores eventuais vinculados aos projetos educacionais, bem como a utilização de salas de aula, auditórios, estúdios de gravação, profissionais encarregados da produção dos conteúdos, laboratórios e áreas de campo para experimentos em ações desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Unitins.

Segundo o secretário Cristiano Sampaio, a cooperação visa fortalecer os programas de qualificação das forças de segurança do Estado, por meio da Escola Superior de Polícia (Espol) com a Unitins. “Buscamos com esse acordo de cooperação valorizar cada vez mais os servidores policiais, sejam eles da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Pretendemos criar aqui uma oportunidade para trazer mais capacitação, mais formação, melhorando a qualidade do policial e por consequência melhorando o serviço público que é prestado à população”, ressaltou.

Expertise

Para o reitor da Universidade do Tocantins, professor Augusto Rezende, a parceria com a Secretaria da Segurança Pública reforça a competência da instituição como órgão educacional de certificação acadêmica. “Essa ação de hoje consolida a Unitins como instituição de conhecimento do Estado do Tocantins juntamente com a Secretaria da Segurança Pública, para criar um ambiente de formação continuada, onde possamos levar aos policiais, todo o conhecimento, a necessidade de formação da equipe da Polícia Civil que atua no Estado. Interessante também é que este trabalho que está sendo desenvolvido possa ser disseminado para as demais forças de segurança. Então, alia-se a expertise da Unitins, enquanto força de conhecimento, capacidade de emissão de certificados de cunho de conhecimento pedagógico, com a experiência prática, tática e funcional que a Polícia Civil possui. Então o Estado só tem a ganhar com esse tipo de parceria”, frisou.

Policiais

O secretário Cristiano Sampaio ressaltou ainda que o termo possibilita não só a utilização do espaço físico da universidade, como também da plataforma EaD, tornando, assim, possível a oferta de cursos de pós-graduação, inclusive de mestrado e doutorado.  ”Temos uma porta aberta aqui para desenvolver desde pequenos cursos, cursos de pós- graduação, mestrado e até mesmo doutorado. A oportunidade está aberta e agora a ideia é construir as ações, para que possamos ter não apenas cursos de capacitação, mas também oportunidade de utilizar as demais estruturas que estão sendo disponibilizadas, trazendo os policiais para a universidade mais uma vez”, finalizou.

Fortalecimento

Durante a celebração do acordo, o superintendente de Segurança Integrada, Marcelo Falcão, que coordena, dentre outros órgãos da SSP, a Escola Superior de Polícia (Espol), comentou o processo de fortalecimento institucional da Polícia Civil que vem sendo promovida pela gestão, especialmente no tocante à regulamentação das atividades da polícia judiciária, com a consequente definição das atribuições dos órgãos e cargos de provimento em comissão.

O superintendente também ressaltou que a polícia luta há décadas para ter duas atividades regulamentadas por intermédio de uma Lei Orgânica e que o Regimento Interno foi um grande passo, tendo em vista que foi até além do que poderia ir a Lei Orgânica. Marcelo Falcão destacou ainda a criação do Conselho Estadual de Segurança Pública, do Fundo Estadual de Segurança Pública e a autorização legal para que os recursos do Fundo para Modernização da Polícia Civil (Fumpol) serão depositadas diretamente em conta própria da SSP para dinamização dos investimentos na Polícia Civil.

Entrevista

A assinatura do acordo foi acompanhada pela vice-reitora da Unitins, Darlene Castro; o secretário Executivo da SSP, Servilho Paiva; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, Kyldes Vicente; o superintendente de Segurança Integrada da SSP, Marcelo Falcão; o diretor da Escola Superior de Polícia, Ronie Esteves; a diretora de Pós-Graduação da Unitins, Leda Verônica Benevides Silva; a diretora de Ensino da universidade, Elizabeth Toledo, e Juliana Moura Amaral Quintanilha, da Espol.

Depois da assinatura, o secretário Cristiano Sampaio, acompanhado do reitor Augusto Rezende, conheceu os estúdios de vídeo da Unitins, onde podem ser gravadas as videoaulas e, juntos, concederam entrevista ao vivo na 96FM, emissora de rádio da universidade.

Academia Itinerante

Em continuação ao processo de formação do efetivo policial do Estado, dezenas de profissionais da segurança pública estão participando em Araguaína, no Norte do Estado, do Projeto Academia Itinerante, da Secretaria da Segurança Pública. Participam das capacitações, 15 delegados, 15 escrivães, 55 agentes, dentre outros.

Algumas das disciplinas ministradas são Normas Aplicadas à Polícia Civil; Interceptação telefônica e lavagem de dinheiro; Uso de Tecnologias no Trabalho Policial e Crimes Cibernéticos; Homicídio e local de crimes diversos e morte violenta e Noções de Operações Aéreas. Para os peritos, papiloscopistas e agentes de necrotomia, haverá disciplinas especificas abrangendo cada uma das categorias.