Palmas
28º
Araguaína
24º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
TOCANTINS

Sem material suficiente, Estado anuncia suspensão de testagem em massa para diagnosticar Covid

12 junho 2020 - 21h04Por Redação

Em comunicado divulgado agora há pouco à imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que estão suspensas as testagens em massa para a Covid-19 no Laboratório Central do Estado (Lacen) e na oportunidade explicou o motivo e prioridade na realização do procedimento. 

O motivo da suspensão é a escassez de materiais usados para a testagem que detecta o novo Coronavírus. De acordo com o comunicado da SES, por conta dessa situação, a partir de hoje, as testagens serão priorizadas conforme os dois critérios à seguir: 

  1. Pacientes suspeitos de Covid-19 hospitalizados na rede pública e provada de saúde;
  2. Óbitos suspeitos da doença

A Secretaria garante que as amostras dos demais casos que estão sendo encaminhados das unidades de saúde para o laboratório, ficarão acondicionadas para testagem imediata assim que o estoque de insumos for regularizado. 

A SES esclarece ainda, que os testes para o método RT-PCR sempre foram distribuídos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), departamento do Ministério da Saúde, que apoia e coordena as estratégias nacionais para o diagnóstico de doenças de interesse em saúde pública e enfrentamento da COVID-19 e destaca que o comunicado sobre a descontinuidade de abastecimento para os kits de extração ocorreu em videoconferência, realizada no último dia 02 deste mês e desde então tem intensificado ações para reestabelecer o abastecimento e garantir a continuidade das testagens.

Os insumos, segundo a SES, são de alto custo e com alta demanda em todo país e toda a Rede tem tido dificuldade em adquirir esses ítens sob pronta entrega pelos fornecedores e representantes comerciais.

Por fim, a SES garante que está com processo emergencial para aquisição dos ítens necessários ao reestabelecimento da rotina de testagens do Lacen-TO, mas não divulgou uma previsão para normalização das testagens. 

A situação deve afetar diretamente o acompanhamento de casos de pessoas contaminadas no Estado, que divulga publicamente através de Boletim Diário a situação da Covid-19 no Tocantins.

Cenário Atual

Atualmente, o Tocantins apresenta 6.744 casos no total, destes, 3.543 pacientes estão recuperados, 3.073 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 128 pacientes foram a óbito.

Só hoje, foram confirmados 213 novos casos e quatro mortes pela doença.